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Análise Financeira

Código: TGN14    Sigla: AF
Área Científica: Finanças, Banca e Seguros

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Finanças Empresariais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TGN 16 Despacho n.º 7160/2021, de 19 de julho 5 52,5 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TGN-2-STR

Teórico-Práticas: 49,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,50

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,50
Nuno Miguel Duarte Pereira - ESGT   3,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Miguel Duarte Pereira - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)


A unidade curricular contempla os seguintes objetivos de aprendizagem:
- Conhecer a natureza da função financeira numa organização;
- Saber analisar e interpretar a informação de base (contabilística e extra contabilística) necessária para a execução de um processo de análise da situação económico-financeira de uma organização;
- Conhecer e aplicar diferentes métodos e técnicas utilizados na análise financeira numa perspetiva geral;
- Conhecer e aplicar métodos de análise do equilíbrio económico-financeiro de uma organização;
- Conhecer e aplicar métodos de análise de rendibilidade de uma organização;
- Conhecer e aplicar métodos de análise de risco de uma organização.     

Conteúdos programáticos


1.Função Financeira
1.1.Enquadramento
1.2.Gestão Financeira
1.3.Análise Financeira
2.Fontes de informação da Análise Financeira
2.1. Informação contabilística
2.2. Informação extra contabilística
3.Métodos e técnicas utilizados na análise financeira
3.1. Método dos rácios e indicadores
3.2. Métodos de comparação
3.3 Análise estática e análise dinamica
4.Equilíbrio Financeiro
4.1. Equilibrio financeiro de curto prazo
4.1.1. Abordagem patrimonial ou tradicional
4.1.2. Abordagem funcional
4.1.3. Indicadores
4.2. Rácios e indicadores de curto prazo
4.2.1. Liquidez
4.2.2. Atividade ou funcionamento
4.3. Equilíbrio financeiro de médio/longo prazo
4.3.1. Rácios e indicadores de endividamento e estrutura de capital
5.Rendibilidade
5.1. Tipos de rendibilidade
5.1.1. Rendibilidade económica
5.1.2. Rendibilidade financeira
5.2. Rácios e indicadores de mercado
6.Risco empresarial
6.1. Conceito e tipologia de risco
6.2. Risco económico
6.3. Risco financeiro
6.4. Risco global
6.5. Risco de crédito: Rating

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


- Conhecer a natureza da função financeira numa organização (Capítulo 1);
- Saber analisar e interpretar a informação de base (contabilística e extra contabilística) necessária para a execução de um processo de análise da situação económico-financeira de uma organização (Capítulo 2);
- Conhecer e aplicar diferentes métodos e técnicas utilizados na análise financeira numa perspetiva geral (Capítulo 3);
- Conhecer e aplicar métodos de análise do equilíbrio económico-financeiro de uma organização (Capítulo 4);
- Conhecer e aplicar métodos de análise de rendibilidade de uma organização (Capítulo 5);
- Conhecer e aplicar métodos de análise de risco de uma organização (Capítulo 6).  

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Na presente unidade curricular as matérias são introduzidas de forma expositiva, sendo os conhecimentos e aptidões apreendidos através da realização de exercícios práticos.
1.O método de avaliação de conhecimentos da disciplina é a avaliação contínua:
Teste 1 40%
Teste 2 ou trabalho 60%
2. Serão dispensados de exame os alunos que obtenham na avaliação contínua uma nota não inferior a 10 (dez) valores. Todas as avaliações terão que ter uma classificação igual ou superior a 6 (seis) valores.
3. Nos exames desta unidade curricular não haverá lugar a prova oral, pelo que só serão aprovados os alunos que na avaliação contínua obtenham uma classificação igual ou superior a 10 (dez) valores.
4. As notas superiores a 16 (dezasseis) serão sujeitas a defesa de nota em qualquer fase de avaliação, mediante a realização de uma prova oral, exigida pelo docente, sem prejuízo da nota final de 16 (dezasseis valores). O aluno pode recusar-se a realizar esta defesa de nota.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A ênfase em técnicas de aprendizagem participativa permite que os alunos apliquem os conceitos teóricos expostos no decurso das aulas. A análise e discussão de exemplos e casos reais ajuda-os a assimilar/consolidar esses conceitos e metodologias e a abordar e interpretar (diagnosticar) o desempenho e a situação económica e financeira das empresas.
Trata-se, pois, de combinar o rigor concetual e metodológico exigido aos alunos, seja em matérias inerentes ao programa, seja como forma de consolidação e desenvolvimento de aprendizagens anteriores, com o desenvolvimento de metodologias e técnicas que os preparem para o tratamento e resolução competentes de questões e casos em que se combine adequadamente o requisito técnico-científico com uma abordagem segura e eficaz das solicitações profissionais neste domínio da gestão.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Beranek, W. (1984), Análise Financeira, Rés Editora, Porto
Breia, A., Mata, M. & Pereira, V. (2014). Análise Económica e Financeira: Aspetos teóricos e casos práticos, Rei dos Livros. Lisboa
Fernandes, C., Peguinho, C., Vieira, E. e Neiva, J. (2016). Análise Financeira: Teoria e Prática ¿ Aplicação no âmbito do SNC, 4ª Edição, Edições Sílabo. Lisboa
Nabais, C. e Nabais, F. (2011). Prática Financeira I: Análise Económica e Financeira, 8ª Edição, Lidel.
Neves, J. (2012) Análise e Relato Financeiro - Uma visão Integrada de Gestão, 5ª Ed, Texto, Lisboa
Neves, J. (1997) Análise Financeira - Métodos e Técnicas 10ª Ed. Texto, Lisboa
Peyrard, J. (1992), Gestão Financeira com Exercícios, 1ª Ed Publicações Dom Quixote, Lisboa
Quintart, A. (1994), Teoria Financeira, 1ª Ed. Caminho Editora, Lisboa
Ross, S., A., Westerfield, R., W. e Jordan, B., D. (2018). Fundamentals of corporate finance (twelfth edition), McGraw-Hill Education: New York.