• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TGN15
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Estratégia e Planeamento

Código: TGN15    Sigla: EA
Área Científica: Gestão e Administração

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TGN 20 Despacho n.º 7160/2021, de 19 de julho 5 52,5 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TGN-2-STR

Teórico-Práticas: 45,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,50

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,50
Filipe André Teodoro Esteves Mateus - ESGT   3,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Apreender os conceitos de estratégia e de planeamento, como se relacionam, que papel desempenham e qual o seu enquadramento na estrutura de funções da organização;
2. Conhecer e aplicar instrumentos para análise do contexto (externo e interno) da organização;
3. Caracterizar a natureza (conteúdo) das estratégias;
4. Identificar os mecanismos de formação das estratégias na organização;
5. Enquadrar o processo de planeamento na formulação/gestão estratégica, identificando os seus principais níveis, áreas, tipologias e técnicas de elaboração e monitorização.   

Conteúdos programáticos

I. Conceitos
II. Análise Estratégica: Análise do Ambiente Externo; Análise do Ambiente Interno
III. Formulação da Estratégia: Visão e Missão; Estratégia do Negócio e Estratégia da Organização; Estratégias de Internacionalização e Cooperação;
IV. Implementação da Estratégia: Avaliação e Controlo da Estratégia.  

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia de ensino adotada para esta unidade curricular, reside, por um lado, na ênfase atribuída ao método de "aprendizagem fazendo" e que consiste na introdução de Case Study, cabendo aos estudantes, a tarefa de efetuar o estudo do caso, enfrentar o problema de gestão, estudá-lo, analisá-lo e redigir um relatório. Por outro lado, serão expostos pelo docente, os conceitos principais subjacentes à temática da gestão numa abordagem ampla.
Avaliação:
Mini testes: 60%
Trabalho de grupo: 35%
Participação nas aulas: 5%
A aprovação no período de Avaliação Contínua requer a nota mínima de 7,0 valores em cada uma das componentes.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

FREIRE, A. (2020). Estratégia: Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Bertrand Editora.
JOHNSON, G., WHITTINGTON, R., REGNER, P., SCHOLES, K.; ANGWIN, D.; (2017). Exploring Stratgy, Text and Cases, 12nd Ed., Pearson.
PEREIRA, L., ANTÓNIO, N. & COSTA, R. (2021). Estratégia Organizacional: do estado da arte à implementação prática. Actual Editora.
SERRA, F.; FERREIRA, M.; TORRES, M.; TORRES, A. (2010). Gestão Estratégica - Conceitos e Prática. LIDEL.
TEIXEIRA, S. (2020). Gestão Estratégica. 2ª Ed.. Escolar Editora.