• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TGN16
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Inovação e Empreendedorismo

Código: TGN16    Sigla: IE
Área Científica: Gestão e Administração

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TGN 16 Despacho n.º 7160/2021, de 19 de julho 4,5 45 112,5

Horas Efetivamente Lecionadas

TGN-2-STR

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
João Nuno da Costa Santos - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sandra Margarida Bernardes de Oliveira Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O empreendedorismo não é apenas iniciar um negócio, trata-se também de identificar boas oportunidades e depois criar, comunicar e captar o valor dessas oportunidades, incluindo a inovação num contexto empresarial.
Pretende-se que os alunos:
1-Abordem de forma crítica e criativa a natureza das oportunidades de negócio.
2-Descrevam os processos através dos quais a inovação é fomentada, gerida e comercializada.
3- Detetem novas oportunidades de negócio, seja por reconhecimento, desenvolvimento ou criação.
4 -Avaliem de forma eficaz e eficiente o potencial de novas oportunidades de negócio.
5 - Avaliem o potencial do mercado para um novo negócio, incluindo as necessidades dos clientes, concorrentes, e atratividade da indústria.
6- Desenvolvam um modelo de negócio.
7 - Elaborarem um plano de negócios claro, conciso e convincente.

Conteúdos programáticos

1- Empreendedorismo: conceitos
2- Gestão da Inovação
3- Identificação de oportunidades
4- Avaliação de oportunidades
5- Indústria e pesquisa de mercado
6- Estratégia e modelos de negócio
7- Plano de Negócios
8- Ptching

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tendo em conta os objetivos da unidade curricular, os alunos deverão desenvolver a capacidade para formular e implementar um processo de inovação de produtos e serviços, assim como fazer a correspondente avaliação económica relacionada com o seu eventual lançamento no mercado. O programa e as metodologias aplicadas visam dotar os alunos de técnicas e métodos necessários a esse mesmo processo.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Recorrer-se-á a uma diversidade de metodologias de ensino de modo a potenciar a aprendizagem:

- Expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência (ME1);

- Participativas com a análise e discussão de exemplos e estudos de caso (ME2);

- Ativas com a realização de trabalhos de grupo (ME3);

- Autoestudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno (ME4).

A avaliação incluirá três elementos:

Trabalho individual- 30%

Trabalho de grupo- 60%

Assiduidade-10%

Os alunos que não obtiverem avaliação final de 10 (dez) valores, média aritmética, serão admitidos a Exame. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia expositiva permitirá transmitir os principais conhecimentos na área da inovação e empreendedorismo (ME1). A metodologia participativa através do estudo de caso (ME2), assume um carácter mais prático e interativo, permite desenvolver as aptidões e competências práticas necessárias aos líderes do futuro. A realização de trabalhos de grupo (ME3) e o autoestudo (ME4) são metodologias transversais a todos os objetivos de aprendizagem.¿

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

¿ Brown, T. What does design thinking feel like?. (2010) http://www.designthinking.ideo.com.Retrievedb,from http://designthinking.ideo.com/?p=51/.
¿ Byers, Thomas H., Dorf, R. C., Nelson, A. J. (2011). Technology ventures¿ From idea to enterprise. Fourth edition. McGraw-Hill (ISBN 978- 0073523422).
¿ Hisrich, R., Peters, M., Dean, S. (2010). Entrepreneurship. 8th edition. McGraw-Hill  (ISBN: 0073530328).
¿ Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., & Smith, A. (2010). Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers (1o). New Jersey: John Wiley and Sons.
¿ Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., & Smith, A. (2014). Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want (Strategyzer). Wiley.