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Simulador de Gestão de Negócios

Código: TGN17    Sigla: SGN
Área Científica: Gestão e Administração

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TGN 16 Despacho n.º 7160/2021, de 19 de julho 4,5 52,5 112,5

Horas Efetivamente Lecionadas

TGN-2-STR

Teórico-Práticas: 49,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,50

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,50
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT   3,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Promover a integração dos conhecimentos das diferentes áreas funcionais de uma empresa ou de um negócio de uma forma participativa, dentro do conceito de aprender fazendo. Será dada ênfase à tomada de decisões e ao feedback das decisões tomadas, promovendo ainda o desenvolvimento do trabalho em equipa.

Conteúdos programáticos

1. Desenvolvimento das competências de gestão de negócios em ambiente de simulação
2. Liderança e trabalho em equipa, aptidões interpessoais e comunicação
3. Estudo de indicadores de mercado
4. Análise de indicadores financeiros e económicos
5. Processo de tomada de decisão integrando diferentes áreas funcionais de uma empresa industrial: marketing, produção, gestão financeira, distribuição e gestão de recursos humanos.
6. Análise crítica das decisões tomadas e correção do processo decisório.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A unidade curricular decorrerá em ambiente de simulação. A simulação permitirá aos estudantes analisarem, em diversos períodos de tempo, o histórico da empresa e com o estudo de mercado adequado, prepararem a estratégia de marketing (gestão do produto, do preço, da publicidade e da distribuição), estratégia de recursos humanos e financeira adequada. Após cada decisão, podem comparar os resultados obtidos e compará-los com os obtidos pelos concorrentes.
A apresentação de resultados de todas as equipas permite aos estudantes compreenderem quais as estratégias que, num dado contexto empresarial, são eficazes e quais não são, contribuindo este processo para o desenvolvimento das suas competências técnicas e comportamentais.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Aplicar-se-á uma metodologia de ensino orientada para a prática, por recurso a um software de simulação de gestão. Recorrer-se-á à simulação de um ambiente real, com suporte em software, induzindo os estudantes a tomarem uma decisão por semana (tomada de decisão em equipa com base em instrumentos de gestão), que será discutida na semana seguinte com o docente.
Face ao exposto recorrer-se-á às seguintes metodologias:
ME1. Participativa com análise, preparação, apresentação e discussão de decisões de gestão;
ME2. Experimental com a simulação de situações reais com recurso a software;
ME3. Autoestudo na análise do histórico da empresa e preparação das decisões.
A avaliação incluirá os seguintes elementos:
. Resultado da simulação de gestão » 50%
. Trabalhos escritos e orais de simulação de gestão » 30%

. Participação individual » 20%
. Assiduidade mínima de 67%.
O método de avaliação é exclusivamente o da Avaliação Contínua, não havendo lugar à realização de exame final. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Uma metodologia interativa e de partilha de experiências e conhecimentos potencia a aprendizagem. Valorizar-se-á o aprender fazendo, através de simulação empresarial e da análise de situações aproximadas da realidade.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

CESIM Simulations. https://www.cesim.com/
Freire, A. (2020). Estratégia - Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Bertrand Editora.
Wolfe, J. (2003). The global business game: A simulation in strategic management and international business (2nd ed.). Mason, OH: South-Western College Publishing.