Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se dotar os alunos de capacidades científicas, técnicas e tecnológicas que lhes permitam aplicar no mercado de trabalho os conceitos adquiridos ao nível da unidade curricular. Considera-se fundamental a capacidade de integração dos conhecimentos agronómicos com a tecnologia disponível, nomeadamente a criação de mapas apelativos, a manipulação dos diversos tipos de análise, a possibilidade de utilizar a internet no acesso a dados, a possibilidade de criar, manusear e utilizar sensores próximos ou remotos na elaboração de mapas de aplicação a taxa variável de fatores de produção (VRT) e na utilização destes em equipamentos agrícolas.
Conteúdos programáticos
1. As tecnologias de informação na agricultura: tipos, fontes e obtenção de informação para a agricultura. 2.Conceitos de Agricultura de precisão. 3.Produção avançada de mapas: configuração dos componentes de um layout, manipulação de ferramentas, utilização de templates. 4.Análise alfanumérica avançada. 5.Edição de dados sobre cartografia agrícola. 6.Georreferenciação de dados. 7.Aplicações das tecnologias de informação: análise espacial sobre dados vetoriais e matriciais em agricultura, avaliação do uso de recursos naturais e fatores de produção. 8. Levantamentos geoelétricos do solo e zonas de gestão diferenciada. 9. Análise e tratamento de imagens de satélite e respetiva criação de zonas de gestão do solo, de plantas e de água. 10. Utilização de mapas VRT e decisão agroeconómica.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Aulas teórico-práticas com exposição de matéria e desenvolvimento de exercícios práticos. Nestes exercícios o estudante deverá aplicar os conhecimentos adquiridos a situações concretas utilizando as ferramentas disponíveis.
Avaliação contínua: 1 Trabalho Prático (TP) e 1 Prova (escrita 50%+ prática 50%) (P). Condições para dispensa de exame final: assistência a, pelo menos, 75% das sessões de contacto. Fórmula de dispensa total: (0,65 x TP + 0,35 x P) >=10 valores; nenhuma pode ter classificação inferior a 8 valores.
Condições para admissão a exame final: estar inscrito na unidade curricular. Exame final: prova prática.
Em qualquer prova é obrigatória uma inscrição no moodle, realizada até ao final do terceiro dia anterior à data marcada para a prova.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Dalla Corte, A. et al. (2020). Explorando o QGIS 3.X. 1ª ed. Curitiba: Ed. dos autores. MChaffie , P., Hwang, S. & Follet, C. (2019). GIS: an introduction to mapping technologies. Boca Raton: CRC Press. Reddy, G. O., & Singh, S. K. (Eds.). (2018). Geospatial technologies in land resources mapping, monitoring and management. Cham: Springer. Santos, A. R., et al.(2014) ArcGIS 10.2. 2 Passo a Passo: elaborando meu primeiro mapeamento, Vol. I. Alegre: CAUFES, 2014. Silva, A. N., Lira, C., Taborda, R., Dias, E., Catalão, J., Amorim, A., ... Amorim, A. (2016). Sistemas de informação geográfica: análise espacial. DGRM, Lisboa, Portugal. Zhang, Qin (2015). Precision Agriculture Technology for Crop Farming. Boca Raton: CRC Press.