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Arquitecturas e Protocolos de Comunicação

Código: TSPRSI103    Sigla: APC
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPRSI 20 Despacho n.º 8313/2021, de 20 de agosto 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TRSI-1-STR

Teórico-Práticas: 45,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
João Manuel Dias de Almeida - ESGTS   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Catarina Caniço da Cruz - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

  • Conhecer os conceitos básicos relacionados com as redes de computadores, nomeadamente o que é e quais as tarefas de uma rede de computadores. 
  • Caracterizar as várias arquiteturas de redes de computadores. 
  • Caracterizar os modelos OSI e TCP/IP. 
  • Perceber o funcionamento das várias tecnologias, protocolos, serviços e equipamentos de rede.
  • Reconhecer os equipamentos envolvidos na comunicação de dados, bem como o domínio das propriedades relativas aos meios físicos utilizados.
  • Realizar casos práticos que consolidam os conceitos teóricos transmitidos.

Conteúdos programáticos

  • Introdução às redes de computadores 
  • Modelo geral de comunicação 
  • Redes de computadores locais (LANs) 
  • Topologias de redes 
  • Meios fisicos de transmissão
  • Projecto de cablagem estruturada 
  • O modelo OSI 
  • O modelo TCP/IP
  • Protocolos TCP/IP 
  • Camada Fisica do modelo OSI 
  • Colisões e domínios de colisões 
  • Camada Ligação de dados do modelo OSI
  • Redes Sem Fios 802.11 (WLAN ou Wi-Fi)
  • Ferramentas de simulação (de tipo OPNET, Packetracer, etc.)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta é uma importante unidade curricular onde são introduzidos as principais propriedades dos protocolos e sistemas de comunicação em redes informáticas. Todos os conteúdos programáticos contribuem para a aquisição pelos estudantes das competências associadas aos objetivos de aprendizagem anteriormente definidos, uma vez que abordam de forma sistemática e generalizada as principais tecnologias, normas e serviços atualmente em uso nos sistemas e redes de comunicação de dados.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia de ensino recorre a aulas teóricas onde os conceitos são expostos e discutidos. As aulas teórico práticas incidem essencialmente sobre a aplicação dos conceitos e recorrem igualmente à realização de ensaios e de exercícios destinados à consolidação das aprendizagens. As aulas práticas permitem aos estudantes a concretização das configurações sobre os equipamentos ou em ambientes de simulação/virtualização.
A avaliação da unidade curricular faz-se com recurso aos seguintes elementos de classificação, estando entre parenteses indicada a ponderação destes no cálculo da nota final:
  • Fichas/Trabalhos práticos em sala de aula (20%)
  • 1 Trabalho Prático (25%)
  • 1 Teste individual (55%)
Requer avaliação superior a 9,5 valores a todas as componentes (fichas, teste e trabalho prático).

O método de avaliação de conhecimentos é avaliação contínua. Serão dispensados de exame final os alunos que obtenham a classificação mínima de 10 (dez) valores.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A unidade curricular requer necessariamente conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão das diferentes componentes do conteúdo programático. As aulas teóricas onde os conceitos são apresentados permitem abranger todos os objetivos de aprendizagem. 
O cariz prático encontrado nos equipamentos, simuladores e ambientes de virtualização torna-se fundamental para uma mais completa demonstração e aplicação dos conceitos e práticas subjacentes. A componente prática permite demonstrar alguns requisitos que as soluções deste tipo necessitam de observar no seu funcionamento.
As aulas teórico práticas permitirão a experimentação prática e a aplicação dos conhecimentos perante problemas determinados fomentando o trabalho autónomo do estudante.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Kurose, J. F., Ross, K.W.. (2021). Computer networking: a top-down approach (8th ed.). Pearson.
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