Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer os conceitos básicos relacionados com as redes de computadores, nomeadamente o que é e quais as tarefas de uma rede de computadores.
Caracterizar as várias arquiteturas de redes de computadores.
Caracterizar os modelos OSI e TCP/IP.
Perceber o funcionamento das várias tecnologias, protocolos, serviços e equipamentos de rede.
Reconhecer os equipamentos envolvidos na comunicação de dados, bem como o domínio das propriedades relativas aos meios físicos utilizados.
Realizar casos práticos que consolidam os conceitos teóricos transmitidos.
Conteúdos programáticos
Introdução às redes de computadores
Modelo geral de comunicação
Redes de computadores locais (LANs)
Topologias de redes
Meios fisicos de transmissão
Projecto de cablagem estruturada
O modelo OSI
O modelo TCP/IP
Protocolos TCP/IP
Camada Fisica do modelo OSI
Colisões e domínios de colisões
Camada Ligação de dados do modelo OSI
Redes Sem Fios 802.11 (WLAN ou Wi-Fi)
Ferramentas de simulação (de tipo OPNET, Packetracer, etc.)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Esta é uma importante unidade curricular onde são introduzidos as principais propriedades dos protocolos e sistemas de comunicação em redes informáticas. Todos os conteúdos programáticos contribuem para a aquisição pelos estudantes das competências associadas aos objetivos de aprendizagem anteriormente definidos, uma vez que abordam de forma sistemática e generalizada as principais tecnologias, normas e serviços atualmente em uso nos sistemas e redes de comunicação de dados.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia de ensino recorre a aulas teóricas onde os conceitos são expostos e discutidos. As aulas teórico práticas incidem essencialmente sobre a aplicação dos conceitos e recorrem igualmente à realização de ensaios e de exercícios destinados à consolidação das aprendizagens. As aulas práticas permitem aos estudantes a concretização das configurações sobre os equipamentos ou em ambientes de simulação/virtualização.
A avaliação da unidade curricular faz-se com recurso aos seguintes elementos de classificação, estando entre parenteses indicada a ponderação destes no cálculo da nota final:
Fichas/Trabalhos práticos em sala de aula (20%)
1 Trabalho Prático (25%)
1 Teste individual (55%)
Requer avaliação superior a 9,5 valores a todas as componentes (fichas, teste e trabalho prático).
O método de avaliação de conhecimentos é avaliação contínua. Serão dispensados de exame final os alunos que obtenham a classificação mínima de 10 (dez) valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A unidade curricular requer necessariamente conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão das diferentes componentes do conteúdo programático. As aulas teóricas onde os conceitos são apresentados permitem abranger todos os objetivos de aprendizagem.
O cariz prático encontrado nos equipamentos, simuladores e ambientes de virtualização torna-se fundamental para uma mais completa demonstração e aplicação dos conceitos e práticas subjacentes. A componente prática permite demonstrar alguns requisitos que as soluções deste tipo necessitam de observar no seu funcionamento.
As aulas teórico práticas permitirão a experimentação prática e a aplicação dos conhecimentos perante problemas determinados fomentando o trabalho autónomo do estudante.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Kurose, J. F., Ross, K.W.. (2021). Computer networking: a top-down approach (8th ed.). Pearson.