Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O aluno deverá reconhecer a importância dos Sistemas de Gestão de Bases de Dados nas organizações e desenvolver as seguintes competências: - Análise e desenho de bases de dados; - Criar de bases de dados em SQL de forma a permitir ao aluno evoluir com segurança para outros sistemas de gestão de bases de dados relacionais.
No final o aluno deverá ter atingido os seguintes conhecimentos e capacidades: - Compreender os conceitos fundamentais de bases de dados relacionais; - Aplicar os princípios de análise e desenho de bases de dados; - Elaborar um projeto de Bases de Dados.
Conteúdos programáticos
I. Fundamentos dos Sistemas de Gestão de Bases de Dados - Abordagem tradicional - Abstração de dados - Modelos de dados - Tabelas - Chave primária - Chave forasteira II. Metodologias de desenho e conceção de Bases de Dados Relacionais - Integridade dos dados - Dados redundantes - Dependência Funcional - Normalização de dados - Diagrama de Entidade-Relacionamento (E-R) III. A linguagem Interrogações SQL (Structured Query Language) - Criação da Base de Dados em SQL - Tabelas - Criação do esquema - Interrogações em SQL IV. Objetos da Base de Dados - Vistas - Índices - Sequências - Sinónimos V. Estrutura Interna da Base de Dados VI. Gestão de privacidade/segurança na base de dados Privilégios - Privilégios de sistema - Privilégios de objetos - Roles VII. Dicionário de Dados VIII. Transações, Concorrência e Consistência
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O programa da unidade curricular encontra-se estruturado em torno e no sentido da prossecução dos objetivos definidos. O primeiro objetivo é conseguido no final do primeiro tópico do programa, pela introdução de conceitos base para a compreensão de todos os assuntos que serão analisados em sequência. Os seguintes seis objetivos serão alcançados pelo segundo ponto do programa, direcionando o estudo para a fase de conceção de uma base de dados relacional, uma vez percecionadas as características e implicações de trabalhar com este tipo de estrutura. À medida que se vai percorrendo o programa da UC, os tópicos abordados vão sendo cada vez mais práticos para permitir uma maior consolidação dos conhecimentos. A aplicação dos conceitos estudados anteriormente, na manipulação de um sistema de gestão de base de dados, ajudará a uma melhor compreensão das matérias estudadas e das que se seguem.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia de ensino adotada para esta unidade curricular reside na ênfase atribuída ao método de "aprendizagem fazendo" que consiste na introdução de um trabalho prático que é desenvolvido ao longo do semestre, onde os alunos terão que passar pelas várias fases de análise, desenho e criação de uma base de dados em SQL. Pretende-se com este trabalho a implementação de uma base de dados para resolver o problema especificado pelo grupo de trabalho. Serão expostos pelo docente, os conceitos principais subjacentes à temática das bases de dados. A avaliação terá a seguinte ponderação: - 1 teste de avaliação- 50% - 1 trabalho prático (de grupo) - 50%
Para que o aluno fique dispensado do exame, a média das três frequências assim como a classificação do trabalho prático deverá ser pelo menos 8 valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A forte componente prática da UC conduz a um tratamento privilegiado do fazer. Contudo, na base destas competências práticas, existe também um conjunto de conhecimento teórico, conceptual, que importa transmitir aos alunos para que a prática se possa realizar de forma consciente e eficaz. Aprender fazendo, mas de forma informada sobre a técnica e a ciência que suporta essas competências. Por isso, a UC inicia pela exposição dos conceitos chave, evoluindo rapidamente para a aplicação desses conhecimentos para situações reais dos sistemas de informação suportados por bases de dados. Por se considerar que ambas as componentes - teórica e prática - e, por outro lado, conceptual e de construção, são igualmente importantes e dependentes entre si, as avaliações estão concentradas em torno destes componentes. A realização de duas provas de avaliação pretende aferir as competências dos alunos, num primeiro momento, sobre a componente conceptual teórica e prática e, num segundo momento, sobre as competências relativas à construção e gestão das bases de dados recorrendo a ferramentas líderes no mercado. Para avaliar horizontalmente todas as competências exigidas para aprovar nesta UC, a realização de um trabalho de grupo, onde se aliam todos os elementos do ciclo de vida das bases de dados, confere uma consistência superior ao método de ensino/aprendizagem e ao processo de avaliação.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Date,C.J., An Introduction to Database Systems, Volume I, Eighth Edition, U.S.A., Addison_wesley Publishing Company, Inc., 2003
Elmasri, R., Navathe, S.B., Fundamentals of Database Systems, 4th ed, Addison Wesley, 2004, 0321204484
Ramakrishnan, R., Gehrke, J., Database Management Systems, 3rd ed, McGraw Hill, 2002
Database Systems, Addison and Wesley Professional, 2003