• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TSPRSI116
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Gestão de Projectos

Código: TSPRSI116    Sigla: GPROJ
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPRSI 15 Despacho n.º 8313/2021, de 20 de agosto 6

Horas Efetivamente Lecionadas

TRSI-2-STR

Teórico-Práticas: 70,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 5,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 5,00
João António Marujo Nascimento - ESGT   5,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João António Marujo Nascimento - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os objetivos desta unidade curricular consistem na apreensão de conhecimentos base no domínio da Gestão de Projetos e na aplicação de técnicas e utilização de ferramentas adequadas neste domínio. 

Depois de frequentar esta unidade curricular, espera-se que o aluno não tenha dificuldade em proceder: à iniciação de um projeto, caraterizando-o convenientemente; ao seu planeamento, identificando as especificidades do projeto e escolhendo as melhores soluções a adotar; ao comando da equipa na realização do trabalho técnico; à avaliação do desempenho e identificação de medidas corretivas, se necessárias; e ao fecho do projeto ou de uma fase, realizando todos os processos que garantam a passagem a uma nova fase ou à conclusão projeto.

Conteúdos programáticos

- Conceitos Genéricos; - Início do Projeto; - Definição do Projeto; - Estudo de Viabilidade; - Planeamento do Projeto; O Trabalho; O Produto; Os Recursos; Estimativas (Esforço, Duração e Custo); - Execução do Plano; - Controlo da Execução: Medição; Reuniões; Relatórios; - Implementação do Produto; - Conclusão; - Documentação do Projeto; - Ferramentas de apoio à Gestão de Projetos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Tendo em conta que os objetivos da unidade curricular procuram dar ao aluno uma visão global do processo de gestão de projeto, pela aplicação de técnicas e ferramentas específicas, os conteúdos programáticos previstos seguem o percurso típico indicado pelo PMI (Project Management Institute) - editor do PMBoK, documento em que se baseia a quase totalidade da estrutura curricular desta unidade. Em todos os capítulos, apesar de não estar evidente nos conteúdos programáticos, a componente prática será considerada como principal forma de garantir a apreensão das competências consideradas como essenciais.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O processo ensino/aprendizagem implementa-se através de aulas maioritariamente baseadas na participação dos alunos, que preparam conteúdos fora do contexto sala de aula e que aplicam e/ou explicam os conhecimentos aos seus pares, quer através da resolução de exercícios, quer na análise de textos que comentarão em grupo.
O modelo de avaliação contínua que se pretende implementar é o modelo simples. A realização de trabalhos no decorrer das aulas e a participação nas atividades em sala são complementadas realização de um trabalho de grupo que se deseovolve ao longo de todo o semestre, com apresentações periódicas. Este trabalho de grupo visa a simulação de um projeto real, onde os alunos terão de demonstrar todas as aprendizagens conseguidas no decorrer das aulas.
O trabalho de grupo final terá um peso de 100% na classificação final de avaliação contínua. O exame final da UC realiza-se mediante um trabalho prático, equivalente ao que se realiza no decorrer do semestre.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A aprendizagem das competências relativas à Gestão de Projetos é mais eficaz quando se baseia na aplicação prática dos conceitos. Contudo, essa aplicação não deve ser iniciada antes de garantir que os alunos dominem alguns dos conceitos teóricos. Isto assumindo que já detêm também competências sobre o trabalho técnico que irão gerir. Assim, há que dosear adequadamente o tempo que se dedica à componente teórica e à prática.
A transmissão dos conhecimentos teóricos é feita em aulas expositivas com a ativa participação dos alunos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

The Project Management Institute [PMI] (2017). A Guide to the Project Management body of Knowledge (Sixth Edition).  

Miguel, A. (2019). Gestão Moderna de Projetos (8ª Edição). Lisboa: FCA Editora.

Nogueira, E. (1995). Dirigir Reuniões com Sucesso. Colecção Gestão Essencial. Lisboa: Editorial Presença.

Pressman, R. S. & Maxim, B. R. (2019). Software Engineering: Pratical Approach (8th Edition). McGraw Hill;

Silva, Márcio (2014). Microsoft Project 2013 ¿ Depressa e Bem. Lisboa: FCA.