Código: | TSPRSI116 | Sigla: | GPROJ | |
Área Científica: | Ciências Informáticas |
Área de Ensino: | Informática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
TSPRSI | 15 | Despacho n.º 8313/2021, de 20 de agosto | 2º | 6 |
Teórico-Práticas: | 70,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Os objetivos desta unidade curricular consistem na apreensão de conhecimentos base no domínio da Gestão de Projetos e na aplicação de técnicas e utilização de ferramentas adequadas neste domínio.
Depois de frequentar esta unidade curricular, espera-se que o aluno não tenha dificuldade em proceder: à iniciação de um projeto, caraterizando-o convenientemente; ao seu planeamento, identificando as especificidades do projeto e escolhendo as melhores soluções a adotar; ao comando da equipa na realização do trabalho técnico; à avaliação do desempenho e identificação de medidas corretivas, se necessárias; e ao fecho do projeto ou de uma fase, realizando todos os processos que garantam a passagem a uma nova fase ou à conclusão projeto.
- Conceitos Genéricos; - Início do Projeto; - Definição do Projeto; - Estudo de Viabilidade; - Planeamento do Projeto; O Trabalho; O Produto; Os Recursos; Estimativas (Esforço, Duração e Custo); - Execução do Plano; - Controlo da Execução: Medição; Reuniões; Relatórios; - Implementação do Produto; - Conclusão; - Documentação do Projeto; - Ferramentas de apoio à Gestão de Projetos
Tendo em conta que os objetivos da unidade curricular procuram dar ao aluno uma visão global do processo de gestão de projeto, pela aplicação de técnicas e ferramentas específicas, os conteúdos programáticos previstos seguem o percurso típico indicado pelo PMI (Project Management Institute) - editor do PMBoK, documento em que se baseia a quase totalidade da estrutura curricular desta unidade. Em todos os capítulos, apesar de não estar evidente nos conteúdos programáticos, a componente prática será considerada como principal forma de garantir a apreensão das competências consideradas como essenciais.
The Project Management Institute [PMI] (2017). A Guide to the Project Management body of Knowledge (Sixth Edition).
Miguel, A. (2019). Gestão Moderna de Projetos (8ª Edição). Lisboa: FCA Editora.
Nogueira, E. (1995). Dirigir Reuniões com Sucesso. Colecção Gestão Essencial. Lisboa: Editorial Presença.
Pressman, R. S. & Maxim, B. R. (2019). Software Engineering: Pratical Approach (8th Edition). McGraw Hill;
Silva, Márcio (2014). Microsoft Project 2013 ¿ Depressa e Bem. Lisboa: FCA.