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Projecto de Redes e Sistemas Informáticos

Código: TSPRSI117    Sigla: PRSI
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPRSI 16 Despacho n.º 8313/2021, de 20 de agosto 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TRSI-2-STR

Teórico-Práticas: 52,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Sérgio Bruno de São Miguel Martins - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Catarina Caniço da Cruz - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

  • Planear, desenhar e implementar um ambiente de rede e de Sistemas Operativos servidores e clientes, adequados para um determinado cenário organizacional e aplicacional.
  • Conhecer as diversas fases que constituem um projeto de infraestruturas de rede com equipamentos passivos e ativos.
  • Integrar os vários serviços de forma funcional e segura.
  • Documentar um projeto integrado de Redes e de Sistemas. 
  • Integrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
  • Investigar e experimentar temáticas necessárias para o projeto em mãos.

Conteúdos programáticos

1. Definição de um caso de estudo e respetivos requisitos
2. Planeamento da arquitetura da rede e dos serviços
3. Levantamento do equipamento e software necessários
4. Consulta ao mercado (legislação sobre concursos públicos)
5. Análise das propostas (relação custo/benefício)
6. Implementação da rede
7. Instalação dos servidores e dos serviços
8. Teste global
9. Relatório e apresentação pública do trabalho

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Tendo em vista que os objetivos desta unidade curricular visam dar ao aluno uma visão global do processo de gestão de projetos, através da aplicação de técnicas e ferramentas específicas, o programa seguirá o curso típico indicado pelo PMI (Project Management Institute) - editor. PMBoK é um documento de referência neste domínio, no qual se baseia quase toda a estrutura curricular desta unidade curricular. Em todos os capítulos, embora não seja evidente nos conteúdos programáticos, a componente prática será considerada como a principal forma de garantir a apreensão das competências consideradas essenciais.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia de ensino recorre a aulas teórico práticas que incidem essencialmente sobre a aplicação dos conceitos e recorrem igualmente à realização de ensaios e de exercícios destinados à consolidação das aprendizagens. 

A avaliação da unidade curricular faz-se com recurso aos seguintes elementos de classificação, estando entre parenteses indicada a ponderação destes no cálculo da nota final:
  • Nota final (100%): Frequência (40%) + Trabalho Final (60%)
O método de avaliação de conhecimentos é avaliação contínua. Serão dispensados de exame final os alunos que obtenham a classificação mínima de 10 (dez) valores.
Não estão contempladas avaliações por prova oral em qualquer um dos momentos de avaliação.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A unidade curricular requer necessariamente a aplicação da generalidade dos conceitos teóricos apreendidos ao longo da formação nas várias UC do plano de estudos, por forma a colocar o estudante perante contextos de aplicação concreta das competências adquiridas.

Nestes termos, a UC adota uma abordagem eminentemente teórico-prática que permita demonstrar (com recurso a exemplos de aplicação) algumas abordagens destinadas à conceção, ao planeamento e à concretização de projetos neste domínio. Por fim, aulas práticas permitirão a experimentação prática e a aplicação dos conhecimentos perante problemas determinados fomentando o trabalho autónomo do estudante.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Miguel, A. (2019). Gestão Moderna de Projetos. FCA Editora, 8ª edição.
  • The Project Management Institute [PMI] (2017). A Guide to the Project Management body of Knowledge., Sixth Edition.
  • Case Studies disponíveis;
  • Documentos técnicos com origem nos fabricantes de equipamentos de redes, como especificações técnicas e manuais de operação e configuração;
  • Restante bibliografia recomendada das várias Unidades de Formação, sob consulta orientada.