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Estágio

Código: TSPRSI118    Sigla: EST
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPRSI 17 Despacho n.º 8313/2021, de 20 de agosto 30

Horas Efetivamente Lecionadas

TRSI-2-STR

Teórico-Práticas: 2,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Filipe Montez Coelho Madeira - ESGT   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Filipe Montez Coelho Madeira - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O objetivo é proporcionar uma oportunidade para a criação de conhecimento ou a consolidação e aplicação de conhecimentos adquiridos em formações anteriores, através da modalidade de estágio numa organização. Com base num contexto educativo, o aluno pode beneficiar de condições científicas, técnicas e pedagógicas adequadas para a realização de um estágio orientado para a prática profissional e/ou objetivos científicos. Será incentivada a realização de estágios que promovam a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos, estimulando a capacidade de pensar de forma articulada entre competências já adquiridas e aquelas que possam ser necessárias para desempenhar funções no ambiente profissional. A promoção da partilha de experiências e conhecimentos durante o estágio será de particular relevância para a aprendizagem do estudante.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos a serem abordados ao longo do semestre na unidade curricular resultam da escolha individual do aluno em conjunto com a equipa de orientação (orinetador interno e externo, da organização que acolhe o estágio) do estágio. Estes conteúdos podem incluir aspectos abordados em qualquer unidade curricular do curso, ou outras matérias que, mesmo não tendo sido abordadas durante o curso, possam ser consideradas essenciais e relevantes para o estágio a desenvolver. Os conteúdos serão enumerados e descritos no plano de trabalho específico a desenvolver.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Considerando que o objetivo da unidade curricular é proporcionar ao aluno uma experiência prática em contexto profissional, a definição de conteúdos será realizada de forma específica para cada estágio, em particular na elaboração do plano inicial em colaboração com a equipa de orientação.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O ensino é conduzido por meio de orientação, abrangendo desde a seleção do local de estágio até a avaliação final do desempenho. A avaliação é contínua e pode incluir relatórios periódicos de progresso, avaliação do supervisor do estágio, participação em atividades específicas do estágio, além da apresentação pública das aprendizagens e experiências adquiridas durante o estágio. Os critérios de avaliação serão comunicados aos alunos no início do estágio. Não haverá exame. O relatório final do estágio deve ser entregue até 15 dias após a sua conclusão, podendo ser estendido para 30 dias se solicitado nos primeiros 15 dias.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A criação de condições para o desenvolvimento de competências profissionais ocorre de forma ativa durante o estágio, através da aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos. O papel da equipa de orientação de estágio é fundamental para garantir uma experiência benéfica, tanto pelos aspetos positivos alcançados, como pelas oportunidades de aprendizagem que surgem no ambiente profissional.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Definido pelo aluno no seu plano de estágio.