Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O objetivo é proporcionar uma oportunidade para a criação de conhecimento ou a consolidação e aplicação de conhecimentos adquiridos em formações anteriores, através da modalidade de estágio numa organização. Com base num contexto educativo, o aluno pode beneficiar de condições científicas, técnicas e pedagógicas adequadas para a realização de um estágio orientado para a prática profissional e/ou objetivos científicos. Será incentivada a realização de estágios que promovam a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos, estimulando a capacidade de pensar de forma articulada entre competências já adquiridas e aquelas que possam ser necessárias para desempenhar funções no ambiente profissional. A promoção da partilha de experiências e conhecimentos durante o estágio será de particular relevância para a aprendizagem do estudante.
Conteúdos programáticos
Os conteúdos a serem abordados ao longo do semestre na unidade curricular resultam da escolha individual do aluno em conjunto com a equipa de orientação (orinetador interno e externo, da organização que acolhe o estágio) do estágio. Estes conteúdos podem incluir aspectos abordados em qualquer unidade curricular do curso, ou outras matérias que, mesmo não tendo sido abordadas durante o curso, possam ser consideradas essenciais e relevantes para o estágio a desenvolver. Os conteúdos serão enumerados e descritos no plano de trabalho específico a desenvolver.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Considerando que o objetivo da unidade curricular é proporcionar ao aluno uma experiência prática em contexto profissional, a definição de conteúdos será realizada de forma específica para cada estágio, em particular na elaboração do plano inicial em colaboração com a equipa de orientação.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O ensino é conduzido por meio de orientação, abrangendo desde a seleção do local de estágio até a avaliação final do desempenho. A avaliação é contínua e pode incluir relatórios periódicos de progresso, avaliação do supervisor do estágio, participação em atividades específicas do estágio, além da apresentação pública das aprendizagens e experiências adquiridas durante o estágio. Os critérios de avaliação serão comunicados aos alunos no início do estágio. Não haverá exame. O relatório final do estágio deve ser entregue até 15 dias após a sua conclusão, podendo ser estendido para 30 dias se solicitado nos primeiros 15 dias.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A criação de condições para o desenvolvimento de competências profissionais ocorre de forma ativa durante o estágio, através da aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos. O papel da equipa de orientação de estágio é fundamental para garantir uma experiência benéfica, tanto pelos aspetos positivos alcançados, como pelas oportunidades de aprendizagem que surgem no ambiente profissional.