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Estágio

Código: TSPRSI118    Sigla: EST
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPRSI 18 Despacho n.º 8313/2021, de 20 de agosto 30

Horas Efetivamente Lecionadas

TRSI-2-STR

Teórico-Práticas: 10,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Ana Catarina Caniço da Cruz - ESGT   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Catarina Caniço da Cruz - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se proporcionar uma oportunidade de criação de novo conhecimento ou consolidação e aplicação dos conhecimentos
adquiridos ao longo do curso. Tendo por base um contexto educativo, o aluno poderá usufruir das condições científicas, técnicas e
pedagógicas adequadas à realização de um projeto orientado para o exercício da profissão e/ou de carácter científico. Em alternativa, o aluno poderá realizar uma atividade integrada no contexto organizacional, na modalidade de Estágio. Será incentivada a realização de projetos inovadores, criativos e de cariz empreendedor, estimulando a capacidade de pensar articuladamente entre as competências previamente adquiridas e aquelas que venham a ser necessário adquirir para concretizar o projeto.Assumirá especial relevância a promoção da partilha de experiências e de conhecimentos que o projeto propiciará ao seu executante, assumindo que na sociedade da informação e do conhecimento a construção dos saberes se faz numa base de partilha.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos a abordar ao longo do semestre na UC resultam da escolha individual do aluno em articulação com o orientador e
supervisor que forem indicados. Nestes conteúdos poderão constar aspetos abordados em qualquer UC do curso, ou outras matérias
que, ainda que não tenham sido tratadas no decorrer do curso, possam ser consideradas essenciais e relevantes para o projeto ou
estágio a desenvolver. 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Tendo em conta que o objetivo da UC é proporcionar ao aluno uma experiência prática mais intensa em torno de um conjunto de
competências selecionadas por si, em conjunto com a Equipa de Orientação, a definição de conteúdos só poderá ser realizada
individual e especificamente aluno a aluno. Ainda assim, existem regras específicas aplicáveis à UC, de modo a orientar os preceitos envolvidos no projeto/estágio, e assim maximizar os efeitos benéficos da experiência que se proporciona ao aluno, evitando a ocorrência de situações indesejadas.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O ensino realiza-se pelo apoio tutorial, desde a escolha do local, as definições iniciais do projeto ou do estágio até à conclusão do
relatório final. Será aplicado um método de avaliação contínua.



Avaliação

Classificação Final = 10% Relatório intermédios + 40% Avaliação Interna + 50% Avaliação Externa


Avaliação Interna = 40% Júri (15% apresentação, 25% relatório)

Condições de aprovação: Avaliação Externa >= 10 E Avaliação Interna >= 10

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A criação de condições para o desenvolvimento de projetos interessantes realiza-se de forma ativa, principalmente, nos momentos
iniciais, pela escolha dos temas e dos parceiros mais adequados a cada aluno e é fundamental para a obtenção dos objetivos da UC. A participação do docente nesta fase é muito importante para o sucesso do projeto/estágio, não obstante a autonomia que o aluno deve ter nas escolhas a realizar. O papel de tutor desempenhado pelo docente, e posteriormente pelo supervisor, procurará assegurar que a experiência resultante do projeto/estágio é proveitosa, tanto pelos aspetos positivos conseguidos, quer pela aprendizagem com os erros cometidos. Tudo isto deve ser alvo de um plano inicial e de um relatório final, como forma de refletir e relatar os ensinamentos aplicados e obtidos com o projeto/estágio desenvolvido. A posição distante, mas sempre presente, do docente da unidade curricular confere a necessária autonomia ao estudante, na condução dos trabalhos, mas simultânea e periodicamente, um apoio para as dificuldades sentidas e um potenciador de oportunidades de aprendizagem que forem surgindo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Definido pelo aluno no seu plano de trabalhos