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Edição Gráfica

Código: TSPWDM104    Sigla: EG
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Media

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPWDM 27 Aviso n.º 14644/2015, de 16 de dezembro 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TTWDM-1-STR

Teórico-Práticas: 54,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Ana Elisa Carreta Sousa - ESGTS   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Antonio Manuel Ferreira Santos Roberto - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Espera-se do aluno aprovado:

¿ OA1. A capacidade de analisar o universo da edição gráfica.
¿ OA2. A capacidade de desenvolver as noções de composição e síntese de formas.
¿ OA3. A capacidade de investigar a linguagem e comunicação digital e as suas possibilidades de expressão.
¿ OA4. A capacidade de explorar as práticas e métodos da edição gráfica com enfâse nos meios digitais.
¿ OA5. A capacidade de produzir imagens e conteúdos gráficos vetoriais.
¿ OA6. O conhecimento dos formatos de representação, modelos e operações estéticas.
¿ OA7. A capacidade de criar produtos gráficos sob um briefing apresentado.
¿ OA8. A capacidade de estabelecer uma identidade visual gráfica própria.
¿ OA9. A capacidade de desenvolver projetos na área de edição gráfica.

Conteúdos programáticos

1. Os elementos base da edição gráfica; 
2. Processos e meios de representação gráfica: conceitos como forma, função, perceção, composição, cor, imagem e texto, associados à sua organização; 
3. A edição gráfica segundo a sua qualidade estética, funcional e aproximação a um contexto sociocultural; Dimensão e harmonia num formato ou estrutura visual; 
4. Ferramentas, técnicas e produção gráfica/arte final; 
5. Software de edição gráfica e edição de imagem digital: 
6. Metodologia de projetos na área da edição gráfica.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Coerência dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (AO):

CP1. ¿Os elementos base da edição gráfica¿ é coerente com o OA1. ¿A capacidade de analisar o universo da edição gráfica¿.

CP2. ¿Processos e meios de representação gráfica: conceitos como forma, função, perceção, composição, cor, imagem e texto, associados à sua organização¿ é coerente com o OA2. ¿A capacidade de desenvolver as noções de composição e síntese de formas¿.

CP3. ¿A edição gráfica segundo a sua qualidade estética, funcional e aproximação a um contexto sociocultural; Dimensão e harmonia num formato ou estrutura visual¿ é coerente com o OA3. ¿A capacidade de investigar a linguagem e comunicação digital e as suas possibilidades de expressão¿ e com o OA4.¿ A capacidade de explorar as práticas e métodos da edição gráfica com enfâse nos meios digitais¿.

CP4. ¿Ferramentas, técnicas e produção gráfica/arte final¿ é coerente com o OA5. ¿A capacidade de produzir imagens e conteúdos gráficos vetoriais¿, com o OA6. ¿O conhecimento dos formatos de representação, modelos e operações estéticas¿ e com o OA7. ¿A capacidade de criar produtos gráficos sob um briefing apresentado¿.

CP5. ¿Software de edição gráfica e edição de imagem digital¿ é coerente com o OA8. ¿A capacidade de estabelecer uma identidade visual gráfica própria¿.

CP6. ¿. Metodologia de projetos na área da edição gráfica¿ é coerente com o OA9. ¿A capacidade de desenvolver projetos na área de edição gráfica¿.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Aulas teórico-práticas de exposição da matéria, de demonstração dos conceitos, software, técnicas, e resolução de exercícios.
Aulas práticas dedicadas à resolução de exercícios e à realização de projetos.
Avaliação:
¿ Trabalho final - 40%; 
¿ Trabalhos desenvolvidos em aula ¿ 60%


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conceitos e técnicas a abordar, sejam estes teóricos ou práticos, possibilitam a construção de uma base informativa, analítica, interpretativa e crítica nas áreas do design, comunicação e multimédia.

As atividades e trabalhos a realizar, na dimensão prática, permitem experiências facilitadoras para a conceção, planeamento, prototipagem e implementação de projetos em áreas como o design, comunicação e multimédia.

Sendo assim, as aulas terão uma parte de exposição relativamente curta, e uma componente prática muito relevante, estimulando o espírito de observação, a criatividade e a experimentação. Tendo por base um determinado objetivo, o aluno será convidado a aplicar as técnicas adequadas e a respeitar os princípios enunciados durante a parte de exposição. O aluno será confrontado pelo professor, durante a aula e na apresentação dos seus trabalhos, de forma a refletir sobre os desafios que necessitam ainda de melhoria ou algum tipo de ajuste.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Raposo, D. (2008). Design de Identidade e Imagem Corporativa, Branding, história da marca, gestão da marca, identidade visual corporativa, Edições IPBC; 

Faulkner, Andrew e Chavez, Conrad (2019), Adobe Photoshop Classroom in a Book 2020 release, Pearson Education.
Dabner, D., Stewart S., Vickress, A. (2019), Curso de Design Gráfico. Princípios e Práticas, Editora G. Gili, São Paulo, Brasil.
Seddon, Tony e Waterhouse, Jane (2009). Graphic Design for Non-Designers: The Ultimate Primer for the Design Rookie. RotoVision