• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TSPWDM105
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Projeto Integrado

Código: TSPWDM105    Sigla: PROJI
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPWDM 27 Aviso n.º 14644/2015, de 16 de dezembro 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TTWDM-1-STR

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Pedro Miguel da Fonseca Marques Ferreira - ESGTS   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Miguel da Fonseca Marques Ferreira - ESGTS Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Aplicar metodologias de modelação em casos práticos de desenvolvimento de soluções Web e/ ou móveis - Descrever o processo de análise e desenho utilizando UML. - Explicar os conceitos chave do Processo Unificado (UP - Unified Process) - Construir diagramas de Casos de Uso, especificações de Casos de Uso, Classes, Sequência e Comunicação, Timing, Atividades, Estado,, Timing e instalação 

Conteúdos programáticos

1. Modelação em Sistemas de Informação¿ Introdução à análise de software: Evolução das metodologias de modelação :Modelação Visual; Definição de UML; Método iterativo e incremental; Diagramas.; Modelação UML e UML 2.0:  -.Diagramas de Casos de Uso;  - Diagramas de Classes;  - Diagramas de Atividades;  - Diagramas de Colaboração;  - Diagramas de Estado;  - Diagrama de Componentes e outros aspetos 2. APLICAÇÃO PRÁTICA Estudos de casos práticos Projeto prático

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Os objetivos serão atingidos com abordagens expositivas para transmitir os princípios base da construção de SI, seguidas de prática intensiva das técnicas relevantes. A avaliação da obtenção dos objetivos será baseada na demonstração que os alunos fizerem de que adquiriram hábitos de aplicação das boas práticas. A realização de um teste teórico-prático sobre os conceitos e diagramas estudados no decorrer das aulas, permitirá avaliar até que ponto os alunos dominam os conceitos e termos usados. Em conjunto com a avaliação individual, far-se-á uma outra avaliação através de um trabalho de grupo para promover a aplicação prática da técnica, o desenvolvimento do espírito de equipa, a interação e troca de saberes e competências entre os alunos na resolução de um problema proposto pelo docente. Estes elementos de avaliação têm uma ponderação de 60% para o trabalho prático, 40% para o teste teórico-prático.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

 

- Lopes, F., Morais, M., Carvalho, A. Desenvolvimento de Sistemas de Informação. FCA Editora, 2009. (ISBN: 978-972-722-636-8)  
- Nunes, M., O¿Neil, H. & Ramos, P. Exercícios de UML. FCA Editora, Junho 2010. (ISBN: 978-972-722-616-0) 
- Nunes, M., O¿Neil, H. & Ramos, P. Fundamental de UML. 3ª Ed. FCA Editora, 2009. (ISBN: 978-972-722-481-4)