Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
a) Aplicar metodologias de modelação em casos práticos de desenvolvimento de soluções Web e/ ou móveis
b) Descrever o processo de análise e desenho utilizando UML.
c) Explicar os conceitos chave do Processo Unificado (UP ¿ Unified Process)
d) Construir diagramas de Caso de Uso, especificações de Caso de Uso, Classe, Sequência e Comunicação, Atividade, Máquina de Estado, Físicos
e) Compreender os princípios de design de sistemas iterativos e as suas diferentes fases, contextos e ambientes.
f) Conhecer o design centrado no utilizador e aprender como se faz
g) Conhecer os protótipos que podem ser criados e avaliados em pouco tempo, sem fazer código
h) Aprender a fazer ecrãs que respeitam as regras de design e que facilitam a realização das tarefas
i) Saber como fazer a avaliação de interfaces e experiência de utilizador e analisar os dados recolhidos
j) Conhecer os erros mais comuns no design de Sistemas Interativos e aprender a evitá-los.
Conteúdos programáticos
1. Modelação em Sistemas de Informação
1.1. Introdução à análise de software:
1.1.1. Evolução das metodologias de modelação
1.1.2. Modelação Visual;
1.1.3. Definição de UML;
1.1.4. Método iterativo e incremental;
1.1.5. Diagramas;
1.2. Modelação UML e UML 2.0:
1.2.1. Diagrama de Caso de Uso
1.2.2. Diagrama de Classe
1.2.3. Diagrama de Atividade
1.2.4. Diagrama de Comunicação
1.2.5. Diagrama Máquina de Estado
1.2.6. Diagrama Componente e outros aspetos
2. Sistemas interativos - Princípios, técnicas e contextos para o design de sistemas interativos
2.1 Design de sites
2.2. Web 2.0
2.3. Agentes e avatares
2.4. Computação Ubíqua
2.5. Computação móvel
3. APLICAÇÃO PRÁTICA
3.1. Estudos de casos práticos
3.2. Projeto prático
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os cinco primeiros objetivos serão alcançados com a concretização do primeiro grupo de conteúdos programáticos, relacionados com a modelação utilizando a UML.
Os cinco últimos objetivos da UC serão alcançados pela concretização do segundo grupo de conteúdos programáticos, relacionados com o design de sistemas interativos.
O último tópico de conteúdos programáticos consolidará os conhecimentos abordados em ambos os tópicos precedentes e contribuirá desta forma, para a consolidação de todos os objetivos da UC, por via da prática.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Os objetivos serão atingidos com abordagens expositivas para transmitir os princípios base da construção de Sistemas de Informação, seguidas de prática intensiva das técnicas relevantes.
Avaliação
A avaliação da obtenção dos objetivos será baseada na demonstração de hábitos de aplicação das boas práticas por parte de cada estudante.
A realização de mini trabalhos individuais sobre os conceitos e diagramas estudados no decorrer das aulas, permitirá avaliar até que ponto os estudantes dominam os conceitos e termos usados. Em conjunto com esta avaliação individual, far-se-á uma outra avaliação através de um trabalho de grupo para promover a aplicação prática das técnicas, o desenvolvimento do espírito de equipa, a interação e troca de saberes e competências entre estudantes na resolução de um problema proposto pelo docente.
Estes elementos de avaliação têm uma ponderação de 60% para o trabalho prático de grupo e 40% para a média de classificações dos mini trabalhos individuais.
A presença nas aulas é obrigatória, principalmente nas aulas práticas, em que se realizarem os mini trabalhos individuais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Tratando-se de uma UC que pretende introduzir os conceitos teóricos e práticos do desenvolvimento de sistemas de informação, justifica-se adotar metodologias expositivas para os primeiros e metodologias participativas para os segundos. A componente prática será suportada por explicações teóricas prévias, de modo a facilitar a interiorização das bases para a aplicação de boas práticas.
A avaliação contínua ao longo do semestre procura garantir o acompanhamento do progresso de cada estudante individualmente, assegurando o seu bom desempenho ao nível do trabalho de grupo.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
- Fakhroutdinov, K. (n.d.). UML 2.5 Diagrams Overview. https://www.uml-diagrams.org/uml-25-diagrams.html
- Fonseca J., Campos P., Gonçalves D. (2017). Introdução ao Design de Interfaces, FCA
- Lopes, F., Morais, M., Carvalho, A. (2009). Desenvolvimento de Sistemas de Informação. FCA Editora
- Nunes, M., O'Neil, H. & Ramos, P. (2010). Exercícios de UML. FCA Editora
- Nunes, M., O'Neil, H. & Ramos, P. (2009). Fundamental de UML. 3a Ed. FCA Editora
- Object Management Group [OMG] (2017). UML Specification. Version 2.5.1. https://www.omg.org/spec/UML/2.5.1/PDF
- Varajão, J. (2005). A Arquitectura da Gestão de Sistemas de Informação. 3ª Edição. FCA Editora