• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TSPWDM106
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Técnicas de Expressão e Comunicação

Código: TSPWDM106    Sigla: TEC
Área Científica: Língua e Literatura Materna

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPWDM 26 Aviso n.º 14644/2015, de 16 de dezembro 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TTWDM-1-STR

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Pedro Manuel Luis de Freitas - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Manuel Luis de Freitas - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Refletir sobre a importância, funções, contextos e condicionantes dos processos comunicacionais.
Refletir sobre as especificidades da comunicação escrita, oral e não verbal.
Compreender os processos de comunicação organizacional.
Refletir sobre as implicações da comunicação intercultural em contexto de trabalho.
Refletir sobre a comunicação eletrónica.
Compreender os processos de comunicação nas TIC.

Conteúdos programáticos

1. O processo de comunicação e sua importância.
2. Funções, contextos e condicionantes da comunicação.
3. Comunicação e expressão escrita. Os diversos contextos de comunicação escrita.
4. Comunicação e expressão oral. Os diversos contextos de comunicação oral.
5. Comunicação e expressão não verbal. Os diversos contextos de comunicação não verbal.
6. Comunicação organizacional.
7. Comunicação intercultural.
8. Comunicação eletrónica.
9. A Comunicação nas TIC.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos encontram-se em sintonia com os objetivos desta unidade curricular. Os capítulos 1 e 2 permitem aos alunos refletir sobre a importância, funções, contextos e condicionantes dos processos comunicacionais. Os capítulos 3, 4 e 5 permitem aos alunos refletir sobre as especificidades da comunicação escrita, oral e não verbal e aprender técnicas para melhorar essas formas de comunicação. O capítulo 6 permite aos alunos compreender os processos e as técnicas de comunicação organizacional. Os capítulos 7, 8 e 9 permitem aos alunos refletir sobre a comunicação intercultural, a comunicação eletrónica e a comunicação nas TIC.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia de ensino será orientada para a aquisição de competências instrumentais, interpessoais e sistémicas, apoiada em:
a) Aulas interativas, onde o docente assume o papel de catalisador e mediador de aprendizagens, por recurso a técnicas de aprendizagem expositiva e participativa;
b) Realização de trabalhos escritos, individuais e em grupo, com ou sem apresentação oral.
A avaliação será composta por:
- Um teste escrito (25%)
- A elaboração e apresentação de trabalhos individuais e em grupo (75%).
Os estudantes deverão obter uma nota mínima de 7 valores (em 20), no teste escrito, para dispensarem de exame.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino seguidas nesta unidade curricular permitem que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados progressivamente. Assim, parte-se das bases fundamentais dos processos comunicacionais, para uma progressiva focalização nas diversas formas de comunicação. Através das aulas práticas e interativas, dos diversos trabalhos práticos e do teste escrito, os alunos consolidam as suas aprendizagens e reforçam as suas competências comunicacionais.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Estrela, Edite, Leitão, Maria José e Soares, Maria Almira (2012). Saber escrever, saber falar. Lisboa: Dom Quixote.
  • Maestro, Gregório Garcia (2010). Como falar em público. Lisboa: Editorial Estampa.
  • Pease, A. e Pease, B. (2012). A Linguagem Corporal no Trabalho. Lisboa: Editorial Bizâncio.
  • Rego, Arménio (2022). Comunicação Pessoal e Organizacional - Teoria e Prática (5ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.