• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TSPWDM116
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Gestão de Conteúdos

Código: TSPWDM116    Sigla: GC
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPWDM 6 Aviso n.º 14644/2015, de 16 de dezembro 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TTWDM-2-STR

Teórico-Práticas: 48,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Pedro Miguel da Fonseca Marques Ferreira - ESGTS   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Miguel da Fonseca Marques Ferreira - ESGTS Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1. Definir os conceitos básicos de um Sistema de Gestão de Conteúdos (CMS)
OA2. Adquirir conceitos fundamentais sobre a arquitetura dos CMS; 
OA3. Conhecer as vantagens de utilização de um CMS; 
OA4. Conhecer e utilizar os Sistemas de Gestão de Conteúdos mais utilizados na Web; 
OA5. Saber implementar e gerir um CMS; 
OA6. Conhecer exemplos de boas práticas de utilização de CMS 
OA7. Saber adequar os CMS às necessidades específicas de cada empresa / instituição 
OA8. Integrar e programar funcionalidades adicionais num CMS

Conteúdos programáticos

1. Introdução aos Sistemas de Gestão de Conteúdos
2. Ferramentas básicas de Front-End e Back-End de um CMS
3. Gestão de utilizadores e administração de conteúdos de acordo com os privilégios atribuídos
4. Organização de conteúdos, definição de categorias e hierarquia. Criação de menus de navegação
5. Estudo e utilização de um sistema de gestão de conteúdos (por exemplo Wordpress)
6. Integração dos CMS com as redes sociais
7. Automatização de meta-informações de conteúdos
8. Soluções para a publicação e gestão de conteúdos
9. Expansão do sistema básico do CMS, de forma, a que este se adeque às diferentes realidades de utilização
10. Interface via aplicações cliente de alto nível
11. Parametrização e Programação de soluções CMS
12. Integração de funcionalidades adicionais sobre as soluções base de CMS

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os CPs 1. Introdução aos Sistemas de Gestão de Conteúdos¿ e ¿2. Ferramentas básicas de Front-End e Back-End de um CMS¿ são coerentes com o OA1 ¿Definir os conceitos básicos de um Sistema de Gestão de Conteúdos (CMS)¿ no sentido em que contextualizam o estudante sobre os Sistemas de Gestão de Conteúdos e as suas principais funcionalidades.

Os CP¿s ¿3. Gestão de utilizadores e administração de conteúdos de acordo com os privilégios atribuídos¿, ¿4. Organização de conteúdos, definição de categorias e hierarquia. Criação de menus de navegação¿ e 5¿ Estudo e utilização de um sistema de gestão de conteúdos (por exemplo Wordpress)¿ são coerentes com o OA2 ¿Adquirir conceitos fundamentais sobre a arquitetura dos CMS¿ e OA3 ¿Conhecer as vantagens de utilização de um CMS¿ na medida em que permitem aos estudantes um estudo e exploração intermédias sobre as diferentes ferramentas e opções de uma CMS.

Os CP¿s ¿6. Integração dos CMS com as redes sociais¿, ¿7. Automatização de meta-informações de conteúdos¿ e ¿8. Soluções para a publicação e gestão de conteúdos¿ são coerentes com os OA4, OA5 e OA6 no sentido em que permitem aos estudantes a possibilidade de aplicar um conjunto de ferramentas mais avançadas de desenvolvimento e otimização de CMS.

Os CP¿s ¿9. Expansão do sistema básico do CMS, de forma, a que este se adeque às diferentes realidades de utilização¿, ¿10. Interface via aplicações cliente de alto nível¿, ¿11. Parametrização e Programação de soluções CMS¿ e ¿12. Integração de funcionalidades adicionais sobre as soluções base de CMS¿ são coerentes com os OA7 e OA8 na medida em que possibilitam aos estudantes funcionalidades, conhecimentos e aplicações mais avançadas, do ponto de vista tecnológico, organizacional e funcional, de modo a desenvolverem soluções de CMS mais robustas.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

  • Aulas teórico-práticas de exposição da matéria, de demonstração dos conceitos, software, ferramentas e modos de construção das aplicações em CMS.

  • Aulas práticas dedicadas à resolução de exercícios e à realização de um projeto global.

Avaliação:

  • Trabalhos práticos (T) 

  • Projeto final (P)

Nota final: 0.5 * T + 0.5 * P



Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas terão uma parte de exposição relativamente curta, e uma componente prática muito relevante, estimulando o espírito de observação, a capacidade técnica e a resolução de problemas através da aplicação de desafios de natureza prática e realista. Tendo por base um determinado objetivo, o aluno será convidado a aplicar as técnicas adequadas e a respeitar os princípios enunciados durante a parte de exposição. O aluno será confrontado pelo professor, durante a aula e na apresentação dos seus trabalhos, de forma a refletir acerca do que está bem, o que está menos bem, e sobre o que poderá melhorar.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Broadbent, R. A Functional Framework for Content Management. Master thesis, School of Technology, Brigham Young University. 2009

Canavan T.CMS Security Handbook: The Comprehensive Guide for WordPress, Joomla, Drupal, and Plone. Wiley, 1 edition, ISBN-13: 978-0470916216. 2011

Laserfiche Institute. Document Management Overview. Tenth Edition. Compulink Management Center, Inc. ISBN 0-9726861-0-X. 2007

Smith, B. e McCallister, M. Wordpress in Depth. QUE Pearson Education. ISBN 978-0-7897-4275-9. 2010.