• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TSPWDM117
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Projeto Integrado 3

Código: TSPWDM117    Sigla: PROJI3
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPWDM 15 Aviso n.º 14644/2015, de 16 de dezembro 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TTWDM-2-STR

Teórico-Práticas: 39,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
António Augusto Nunes Godinho - ESGTS   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Antonio Manuel Ferreira Santos Roberto - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

  • Compreender os conceitos base do desenvolvimento de aplicações web;
  • Desenvolvimento local em ambientes locais: servidor web, servidor de base de dados e Web API REST;
  • Ambientes de trabalho integrados de desenvolvimento de software, que permitam a edição colaborativa e controlada de código;
  • Projetar, desenvolver e testar aplicações web utilizando diferentes tecnologias: PHP, React e .NET;
  • Utilizar os padrões de desenvolvimento de Web API's REST;
  • Desenvolver experiência prática com projetos Backend e Frontend;

Conteúdos programáticos

  • Frameworks de Front End (Bootstrap e Tailwind)
  • Linguagem JavaScript e JavaScript Object Notation (JSON)
  • Controle de Versão com Git e GitHub
  • Gerenciadores de Pacotes e Bundlers: NPM e NUGET
  • Frameworks de Front End Web e Mobile:  React
  • Plataformas de Back End: Web API REST: C# e PHP

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular



Linguagens leccionadas em outras disciplinas do curso aliadas a Ferramentas de Produtividade como a utilização de Frameworks de Desenvolvimento e Ferramentas de Controle de Versão permitem, através da aprendizagem baseada em projeto, atingir os objetivos da disciplina.  

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico


O PI3 pretende cimentar os conhecimentos apreendidos anteriormente, colocando-os simultaneamente em execução. Através de a seleção inicial de um tema, será desenvolvido um projeto durante todo o semestre, sendo que no início das aulas haverá introdução a tecnologias novas/não abordadas para aumentar o valor intrínseco da solução final. Deste modo, haverá um progresso incremental, e acompanhado, do desenvolvimento do projeto ao longo do semestre, formalizado com 3 metas de relatórios intermédios.

 


Avaliação

  • 15.00% TP (Relatório 1)
  • 15.00% TP (Relatório 2)
  • 20.00% TP (Relatório 3)
  • 50.00% TP (Projeto final)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Metodologia de  aprendizagem baseada em projeto aliada a uma Avaliação Contínua com entrega de Relatórios Intermédios  e consideração da implementação contínua do projeto desde o início ao seu final. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Miguel, A, (2019), "Gestão Moderna de Projetos- Melhores Técnicas e Práticas"", 8ª ed. FCA

Koh, S. C. L., Maguire, S., (2009), "Information and Communication Technologies Management in Turbulent Business Environments"
Apontamentos dos Professores disponibilizados no Moodle;