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Bovinicultura

Código: TZOO1153    Sigla: BOV
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TZOO 27 Despacho n.º 8233/2018 de 21/08 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TZOO_1_A

Teórico-Práticas: 39,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Andreia Sofia Martins Vitorino - ESA   0,53
Helena Isabel Canejo Lalanda Ribeiro - ESA   3,47

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Isabel Canejo Lalanda Ribeiro - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Ao concluir a unidade curricular, o estudante deve demonstrar:
1. Conhecimentos especializados da estrutura e funcionamento das fileiras e explorações bovinas.
2. Aptidões para a execução de atividades de maneio de bovinos.
3. Competências para: gerir e supervisionar o maneio em explorações bovinas; rever e desenvolver o seu desempenho e o de terceiros.

Conteúdos programáticos

1. Fileiras bovinas - produtos, mercado, sistemas de produção, tipos de exploração; aspetos económicos, ecológicos, sociais, de saúde e bem-estar animal e de saúde e perceção do consumidor; abordagem One Health. 2. Bovinos de leite: 2.1. Ordenha e qualidade do leite; contraste leiteiro. 2.2. Reprodução e melhoramento genético - gestão e maneio reprodutivos, seleção e emparelhamentos. 2.3. Alimentação - nutrição, alimentos, arraçoamentos, distribuição, problemas. 2.4. Saúde e bem-estar - requisitos, instalações, manipulações, doenças, cuidados de saúde. 2.5. Vitelas e novilhas - saúde e bem-estar e alimentação. 3. Bovinos de carne. 3.1. Reprodução e melhoramento genético. 3.2. Alimentação da vacada - necessidades, recursos forrageiros, suplementação. 3.3. Saúde e bem-estar da vacada - requisitos, instalações, manipulações, cuidados de saúde. 3.4. Desmame e recria - saúde e bem-estar e alimentação. 3.5. Alimentação na engorda. 3.6. Saúde e bem-estar na engorda.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos dão primeiro o panorama geral das fileiras e, depois, em pormenor, a estrutura e o funcionamento das explorações. Nesta segunda parte, os conteúdos são agrupados por tipo de exploração e por funções dentro da exploração, procurando orientar a execução das atividades integradas em cada função. Tendo aprendido como, porquê, quando e onde se executam as atividades essenciais das explorações bovinas, e como todas se integram para atingir os objectivos, os estudantes estarão prontos a começar a trabalhar numa exploração e rapidamente assumir responsabilidades no trabalho de equipa.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Aulas: sessões presenciais teórico-práticas de natureza colaborativa com integração de tecnologia online, complementada com saídas de campo. Modelo pedagógico baseado em project-based learning, associando atividades síncronas e assíncronas.
Avaliação contínua (implica presença em 75% das aulas):
1- trabalho de grupo (Tb), constituído por 4 entregáveis: 50%;
2- apresentação oral (A): 20%;
3- reflexão crítica individual no trabalho de grupo: 30%.
4- Avaliação desempenho em grupo (auto-, hetero- e avaliação pelos docentes)
Fórmula dispensa de exame: (0,8 x média dos elementos de avaliação [1 a 3]) + (0,2 x ponto 4);
- Admissão a exame final: todos os estudantes inscritos na UC são admitidos a exame final.
- Dispensa de exame final: classificação igual ou superior a 10 valores em todos os elementos de avaliação e nos parâmetros definidos na fórmula de dispensa de exame.
- Exame final: 1 prova escrita (PE), classificação igual ou superior a 10 valores.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

a) Conhecimentos e capacidade de compreensão: ver conteúdos programáticos.
b) Capacidade de aplicação profissional dos conhecimentos e da capacidade de compreensão: acompanhamento e execução de tarefas de maneio e gestão técnica de explorações bovinas, nas funções melhoramento genético, reprodução, higiene e sanidade, alimentação e ordenha de bovinos.
c) Capacidade de resolução de problemas e de argumentação: estudos de caso relativos às funções referidas acima e associações das mesmas
d) Capacidade de desenvolver trabalho em equipa.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Gomes, A. L. - Textos sobre bovinicultura (acessíveis na plataforma Moodle da ESAS)
International rural extension websites on dairy and beef cattle husbandry. Examples:
- Beef Cattle Clearinghouse Community of Practice website: http://www.extension.org/dairy_cattle)
- DAIReXNET: https://dairy-cattle.extension.org/
- BeefPoint - O Ponto de Encontro da Cadeia Produtiva da Carne Bovina: https://www.beefpoint.com.br/
- MilkPoint: https://www.milkpoint.com.br/

Observações