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Conduta Ética em Serviços de Saúde

Código: TeSPS-005    Sigla: TeSPS-CE

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TeSPSS 13 TeSP em Secretariado em Saúde 5

Horas Efetivamente Lecionadas

2.ºTESPSS

Ensino Teórico: 41,67

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 3,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 3,33
Maria Raquel Esteves Martinho Pitta Soares   3,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Raquel Esteves Martinho Pitta Soares Responsável
Maria Clara Martins Cunha André - ESSAUDE Coordenação Científica
Marta Maria Gonçalves Rosa Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Reconhecer os princípios éticos fundamentais na comunicação e relação com o cidadão.

Conteúdos programáticos

Utentes Direitos e Deveres.
Ética no atendimento em saúde.
Sigilo profissional.
Normas de ética e responsabilidade profissional.
Conceitos de ética e moral.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O desenvolvimento de conhecimentos no domínio da ética e em particular da ética em contexto de saúde é essencial para que o secretário em serviços de saúde garanta uma relação com o utente e família baseada no respeito pela sua pessoa, crenças e valores, tendo por base a cidadania e o cumprimento de um conjunto de regras, nomeadamente o respeito pelo sigilo profissional, pelo direito à intimidade e à informação, em diferentes momentos e contextos. Considerar que a responsabilidade e o respeito pelo outro estão na base de cuidados de saúde de qualidade fundamenta a importância da competência ética, a qual é, de igual modo, facilitadora também nos tomadas de decisão e intervenção em processos complexos de decisão.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Sessões expositivas
Trabalho autónomo: Pesquisa, Leitura e análise de documentos sugeridos pela docente.
Análise de situações relacionadas com o desenvolvimento da atividade do secretariado em saúde.
Avaliação através de um trabalho de grupo (50% apresentação e 50% trabalho escrito), que contribui em 80% para a avaliação final da unidade curricular e os restantes 20% correspondem à avaliação individual.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Aprofundamento de conhecimentos teóricos que sustentem a prática profissional do secretariado em serviços de saúde. A pesquisa, leitura e análise de documentos permitirá fundamentar a resolução de casos práticos, contribuindo para a aquisição de competências nesta área. Desta forma, pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e capacidades que lhes permitam sustentar as suas decisões éticas e assim melhorar a relação com o utente e sua família que deverá basear-se numa conduta de valores e princípios definidos pela organização dos serviços de saúde.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Archer, L., Biscaia, J. & Osswald W. (2001). Novos desafios à bioética. Porto editora.
Estorninho, M. J. & Maceirinha, T. (2014). Direito da saúde. UC Editora.
Melo, H. P. (2008). Manual de Biodireito. Almedina.
Rede Europeia «Medicina e direitos do homem» (2001). A saúde face aos direitos do homem à ética e às morais. Instituto Piaget.
Neves, M. C. P. & Osswald, W. (2014). Bioética Simples. 2ºed. Edição Babel