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Atendimento em Saúde: Comunicação e Relação Interpessoal

Código: TeSPS-015    Sigla: TeSPS-AC
Área Científica: Saúde

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TeSPSS 10 TeSP em Secretariado em Saúde 6

Horas Efetivamente Lecionadas

1ºTESPSS

Ensino Teórico: 50,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 4,00
Elisabete Maria Cordeiro Vitorino Dias Fragoso   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elisabete Maria Cordeiro Vitorino Dias Fragoso Responsável
Marta Maria Gonçalves Rosa Coordenação Científica
Maria Clara Martins Cunha André - ESSAUDE Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender a importância do atendimento no contexto de saúde.
Consolidar práticas de relacionamento interpessoal.
Reconhecer a importância do atendimento em saúde na imagem da organização.
Adequar de forma eficaz o atendimento, perante as diferentes situações com o cidadão e profissionais de saúde.

Conteúdos programáticos

Ato comunicativo -componentes e fatores condicionantes
Funções da comunicação
Comunicação e expressão oral
Especificidade do discurso oral- espontâneo e preparado
Técnicas de atendimento presencial e telefónico
Regras para um atendimento e relacionamento de qualidade
Normas de receção e encaminhamento de pessoas ou assuntos relacionados com a saúde
Informação, marketing e comunicação relacionados com o atendimento em saúde
Humanização do atendimento em saúde
Organização de eventos em saúde

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Para que se torne efetiva a adequação da relação estabelecida às diferentes situações em contexto de atendimento em saúde é fundamental aprofundar estratégias que promovam um atendimento e relacionamento de qualidade, a capacidade de comunicar e expressar oralmente, a humanização do relacionamento e a promoção do trabalho em equipa.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Metodologias/estratégias: Métodos expositivos e interactivos, leitura e análise de textos, pesquisa bibliográfica orientada sobre temas no âmbito dos conteúdos programáticos, com elaboração de trabalhos de grupo com apresentação oral.
Avaliação através de um trabalho de grupo (50% apresentação e 50% trabalho escrito), que contribui em 80% para a avaliação final da unidade curricular e os restantes 20% correspondem à avaliação individual.

A componente autónoma do curso será realizada com recurso a pesquisa bibliográfica e a leituras complementares recomendadas pelo docente.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta unidade curricular utilizará o método expositivo e interativo para proporcionar aos alunos o acesso direto a conhecimentos fundamentais. O desenvolvimento de pesquisas orientadas e de trabalhos de grupo pretende não só promover o aprofundamento de conhecimentos mas também o desenvolvimento de competências de comunicação e relação interpessoal.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

CEPRA (2007). Comunicação e relações interpessoais. Lisboa: CEPRA.
Estanqueiro, A. (2007). Saber lidar com as pessoas: princípios da comunicação interpessoal. (14ª ed.). Barcarena: Editorial Presença.
Fachada, M. O. (2003). Psicologia das relações interpessoais. (6ª ed.). Lisboa: Edição Rumo.
Joisen, M. (2003). Técnicas de comunicação interpessoal. Lisboa: Bertrand.
Monserrat, X. (2006). Como motivar. Porto: ASA.
Neves, A. (2002). Motivação para o trabalho. Lisboa: RH Editora.
Rego, A. (2007). Comunicação pessoal e organizacional. Lisboa: Sílabo.