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Estágio

Código: TeSPS-019    Sigla: TeSPS-E
Área Científica: Saúde

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TeSPSS 10 TeSP em Secretariado em Saúde 30 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Estágio: 42,00
Orientação Tutorial: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Estágio Totais 1 42,00
Orientação Tutorial Totais 2 4,00
Maria Clara Martins Cunha André - ESSAUDE   0,67
Virgínia Maria Lopes de Figueiredo   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Clara Martins Cunha André - ESSAUDE Responsável
Maria Clara Martins Cunha André - ESSAUDE Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver saberes procedimentais no âmbito das respostas adequadas às necessidades de atendimento e processamento da informação em saúde. Desenvolver competências indispensáveis à prática de uma função de secretariado em saúde de qualidade

Conteúdos programáticos

Aprofundamento dos saberes adquiridos inerentes às funções do secretário em saúde. Integração de procedimentos, estratégias e recursos previstos na capacidade de adaptação à diversidade de situações do secretariado em saúde. Participação ativa, autónoma e responsável nas tomadas de decisão, de acordo com o seu perfil profissional. Identificação e integração de procedimentos éticos nas situações concretas ao longo do estágio Apresentação do projeto, suas etapas e resultados

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O Estágio visa facilitar a estruturação, inter-relação e integração dos conteúdos envolvidos durante os três semestres teóricos do curso. Neste sentido, pretende-se que o profissional de forma autónoma ou sob orientação e integrado numa instituição de saúde, seja capaz de assegurar todas as atividades de atendimento ao cidadão e de processamento de informação em saúde, desenvolvendo competências no âmbito do front office e back office. Deve desempenhar a sua profissão de forma responsável, respeitando a confidencialidade de toda a informação, desempenhando assim um papel fundamental na equipa de saúde, contribuindo para a construção da confiança e da satisfação dos cidadãos com as unidades de saúde onde exerce a sua atividade; implica dominar a comunicação adequada e o comportamento proativo fornece informações e apoio fundamentais para garantir um elevado nível de serviço aos cidadãos.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O estágio desenvolve-se em instituições do setor da saúde e social.
Os estudantes integram-se nas equipas dos serviços de secretariado, acompanham os profissionais no planeamento, desenvolvimento e avaliação das diversas atividades de secretariado em saúde.
Privilegia-se uma metodologia interativa baseada no trabalho dos estudantes com a orientação direta dos orientadores externos e orientação científico-pedagógica do professor.
Preconizam-se momentos de discussão do processo formativo de forma individual e em grupo.
A avaliação da unidade curricular resulta da avaliação atribuída pelo orientador da entidade de acolhimento (50%) e pelo professor (50%)
A avaliação do professor é ponderada do seguinte modo: relatório (60%) + discussão do relatório (40%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Correspondendo ao primeiro contato com a realidade do contexto do secretariado em saúde, preconiza-se que a integração dos estudantes nas atividades ocorra de modo progressivo, constituindo-se o orientador externo e o professor como facilitadores do processo de compreensão da organização e funcionamento do serviço.
Os momentos de discussão do processo formativo, de forma individual e em grupo, constituir-se-ão como momentos-chave para a consciencialização de cada estudante acerca do desenvolvimento das competências inerentes ao perfil profissional a atingir.
O relatório de estágio e a discussão do mesmo consubstanciarão o inerente desempenho.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Ausubel, D. (2003) Aquisição e Retenção de Conhecimentos: uma perspetiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.
Behrens, M Age, J. & Eliane, M. (2001) Aprendizagem por projetos e os contratos didáticos. Revista Diálogo Educacional, (2)3, 1-19.
Estanqueiro, A. (2007) Saber lidar com as pessoas  Princípios da comunicação interpessoal (14ª ed.). Barcarena:Presença.
Estorninho, M & Maceirinha T(2014) Direito da saúde. UC Editora
Freitas L (2022). Manual de Segurança e Saúde do Trabalho. (5ª ed.) Sílabo
Leite, E, Malpique, M. & Santos, M. (1991) Trabalho de projeto. Aprender por projetos centrados em problemas. Porto: Edições Afrontamento
Lopes, A & Carapinha, C. (2013) Texto, Coesão e Coerência. Almedina Celga
Novak, J & Gowin, D. (1996) Aprender a Aprender. Lisboa: Plátano
Rodrigues, M.Pereira, A. & Ferreira, C. (2006) Da aprendizagem construída ao desenvolvimento pessoal e profissional. Coimbra: Formassau
Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016