Currículo Resumido
Dario Rodrigues nasceu em Lisboa, no longínquo mundo de 1963. Apesar da sua experiência de mais de 25 anos como professor no ensino superior, o seu envolvimento na academia ocorreu relativamente tarde na sua carreira; obteve o doutoramento em Gestão pela Universidade Lusíada em 2012, e foi reconhecido como Especialista em Marketing pelos Institutos Politécnicos de Santarém, Tomar e Portalegre em 2013.
Foi professor, nas áreas de Gestão e Marketing, no IPAM, ISLA, Universidade Lusíada (Lisboa e Porto), ISEG-UTL e ESTG-IPSantarém. Ainda no século passado, exerceu várias funções de natureza comercial, foi empresário e colaborou durante 16 anos nos departamentos de marketing e de comunicação institucional da subsidiária portuguesa da Schering AG (hoje Bayer AG), em Lisboa e Berlim, tendo sido pioneiro nos cargos de e-Business Manager e de Corporate Communication Manager. Muito antes disso, nos anos 70 e 80, praticou surf, foi motorista de táxi e esteve na Marinha de Guerra Portuguesa.
Autor de vários livros, quer científicos (um dos quais por si editado, publicado pela IGI-Global), quer de divulgação (Edições Sílabo e Lidel), viu publicados diversos artigos e capítulos de livro sobre a gestão de marketing, o e-business, a ciberética e as implicações político-económicas da transformação digital. Na última década, tem vindo a investigar as implicações éticas das Tecnologias de Registo Distribuído (DLT), ou de Confiança Distribuída (DTT), como prefere designar a Blockchain, considerando que estas tecnologias de propósito generalizado estão já a ter, a par da Inteligência Artificial, um impacto civilizacional decisivo, tanto podendo servir para reforçar a privacidade e a liberdade, como para extinguir ambas e fazer do mundo livre uma mera recordação. Escreveu dezenas de artigos de opinião sobre este assunto (Observador).
O seu trabalho tem sido publicado em atas de eventos e recebido prémios e distinções. É membro integrado do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), e interagiu com 15 colaboradores nas suas actividades académicas em co-autorias de trabalhos científicos. Os termos mais frequentes do seu currículo na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são marketing, marketing múltiplo / manifold-marketing, mix da ciberética /cyberethics-mix e auto-servucção / self-servuction (expressões estas por si cunhadas), ética, blockchain e inteligência artificial.