Aluno: | Patrícia Isabel Mendes de Oliveira Botas | |
Nº de Aluno: | 150234034 | |
Início: | 2023-01-04 | |
Inscrição Definitiva: | 2023-01-04 | |
Entrega da Tese: | 2022-12-30 | |
Defesa: | 2023-02-13 | |
Título da Tese: | A Disciplina no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico | |
Tema Definitivo: | A Disciplina no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico | |
Tema Provisório: | A Disciplina no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico | |
Resumo: | O presente relatório final de estágio debruça-se sobre a temática da disciplina no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontrando-se dividido em duas partes. A primeira parte apresenta os percursos realizados nos diversos estágios, durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Na segunda parte é descrito o percurso investigativo desenvolvido, onde procurei conhecer e compreender os fatores que afetam a manutenção da disciplina e conhecer formas de prevenir ou alterar comportamentos disruptivos. O presente estudo é qualitativo, sendo que o instrumento utilizado foram as entrevistas, para poder conhecer a opinião dos entrevistados sobre o que entendem por (in)disciplina em contexto escolar. Os dados foram recolhidos através de entrevistas realizadas a educadoras, professoras e alunos do 1.º CEB. Os sujeitos da amostra foram duas educadoras de Creche e uma educadora do Jardim de Infância, três professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo uma delas do 2.º ano, outra do 3.º e outra do 4.º ano e oito crianças do 1.º CEB, todas pertencentes ao 2.º ano de escolaridade. A forma de análise dos dados recolhidos foi realizada através dos procedimentos de Bardin, nomeadamente a identificação das unidades de sentido e a sua categorização em categorias e subcategorias. Após a análise e organização dos dados, verificou-se que não existe uma concordância total entre os discursos dos sujeitos da amostra, existindo algumas discrepâncias. A definição de regras em conjunto com o grupo é importante para que haja um bom funcionamento e relacionamento em sala, sendo também essencial que o educador/professor conheça a sua criança num todo e que saiba agir perante qualquer situação. É de salientar que não existe uma única regra que seja aplicada a uma criança ou a um grupo sobre um determinado tema, pois todas as crianças são diferentes. Portanto, o modo como se atua, como se observa e se está em qualquer lugar, deve ser realizado de forma adequada, calma e correta, independentemente de cada caso em concreto. |