Aluno: | Joana Margarida Cerveira Inácio | |
Nº de Aluno: | 150234039 | |
Início: | 2021-04-07 | |
Inscrição Definitiva: | 2023-01-09 | |
Entrega da Tese: | 2022-12-27 | |
Defesa: | 2023-02-15 | |
Título da Tese: | O trabalho colaborativo na Educação de Infância e na Escola | |
Tema Definitivo: | O trabalho colaborativo na Educação de Infância e na Escola | |
Tema Provisório: | O trabalho colaborativo na Educação de Infância e na Escola | |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico com a finalidade de transmitir o meu percurso de aprendizagem e o trabalho de pesquisa, que pretende dar resposta às questões suscitadas nos contextos de estágio. O relatório está estruturado em três partes. A primeira parte irá abordar, de forma re-flexiva, as experiências e aprendizagens que decorreram nos estágios de creche, jardim-de-infância e no 2.º e 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. A segunda parte apresenta o trabalho de pesquisa realizado, onde pretendo esclarecer a importância do trabalho colaborativo entre docentes. A última e terceira parte consiste nas considerações finais da globalidade do traba-lho feito. De forma a recolher dados para esta investigação, foram realizadas entrevistas às educadoras e professoras cooperantes que tive a oportunidade de acompanhar durante todo o percurso de estágios ao longo do mestrado. A partir deste estudo foi possível aferir que, apesar de ainda existir muito a cultura individualista de docente, cada vez mais existe a preocupação de integrar na cultura docente o trabalho colaborativo pois os docentes demonstram interesse em cooperar. Em síntese, este relatório serve para demonstrar a importância do trabalho colaborativo pois contribui para a melhoria das aprendizagens dos alunos e apoiar o desenvolvimento profissional dos docentes. |