Aluno: | Ângela Maria Santos Lopes Silva | |
Nº de Aluno: | 150234025 | |
Início: | 2023-12-31 | |
Inscrição Definitiva: | 2024-02-01 | |
Entrega da Tese: | 2024-10-04 | |
Defesa: | 2024-10-29 | |
Título da Tese: | A reflexão na formação inicial como processo de (re)configuração de perspetivas sobre a educação inclusiva | |
Tema Definitivo: | A reflexão na formação inicial como processo de (re)configuração de perspetivas sobre a educação inclusiva | |
Tema Provisório: | A formação inicial como processo de (re)configuração de perspetivas sobre a educação inclusiva | |
Resumo: | O presente relatório sintetiza a experiência no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. A primeira parte aborda a caracterização e reflexão sobre práticas e aprendizagens adquiridas em diversos contextos de prática profissional: creche, jardim de infância e 1.º CEB. A segunda parte foca-se no desenvolvimento de um exercício investigativo emergente e ancorado na prática pedagógica, centrando-se na reflexão sobre a formação inicial como um processo de (re)configuração de perspetivas sobre a educação inclusiva. Este estudo de natureza qualitativa desdobrou-se em duas fases distintas. Na primeira fase, foi realizada a análise de dados provenientes de um inquérito por questionário com perguntas abertas, direcionado a vinte estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Básica e de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Na segunda fase, procedeu-se à análise minuciosa dos diários de bordo da investigadora principal, que detalham as narrativas mais relevantes relacionadas com a educação inclusiva, resultantes das experiências de estágio. Os resultados obtidos revelam que, apesar da formação inicial abordar diversos conteúdos teórico-práticos sobre educação inclusiva e diferenciação pedagógica, na prática identificam-se dificuldades na sua promoção em contextos reais. Destaca-se a importância da reflexão contínua sobre a prática ao longo de toda a trajetória profissional, como um elemento crucial para o aprimoramento pedagógico. Adicionalmente, foram identificadas estratégias e metodologias que favorecem o desenvolvimento das competências reflexivas de um educador/professor em fase de formação inicial, contribuindo para uma abordagem mais inclusiva e eficaz nos contextos educativos. |