| Resumo: | Este relatório dá conta do processo de desenvolvimento profissional, no âmbito da prática
de ensino supervisionada, ao longo dos estágios realizados em creche, jardim de infância
e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A partir de questões emergentes da prática desenvolve-se,
também, um exercício investigativo sobre inclusão. Com o aparecimento da educação
inclusiva o papel do docente e a forma como deve encarar a diversidade e superar os
desafios educacionais com que se depara, diariamente, no desempenho da sua profissão,
sofreu profundas alterações. O desenvolvimento de competências reflexivas no decorrer da
formação inicial do educador/professor procura contribuir para dar respostas às situações
que emergem no dia-a-dia, articulando-as com a teoria. Neste sentido, a conceção do
presente relatório tem como principal objetivo indagar de que forma os estudantes em
formação inicial do mestrado em Educação Pré-escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino
Básico, encaram o papel do docente reflexivo e como pode a reflexão promover a educação
inclusiva e, consequentemente, a diferenciação pedagógica. Este estudo de natureza
qualitativo usou como instrumento de recolha de dados um grupo focal com seis estudantes
do mestrado em educação Pré-escolar e do ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Apontamos como principais resultados, a importância que os futuros educadores e
professores atribuem ao desenvolvimento de competências crítico-reflexivas para a
promoção da educação inclusiva, com a adoção intencional de pedagogias diferenciadas
capazes de colmatar as dificuldades, valorizar as aptidões individuais e promover o sucesso
escolar de todas as crianças. Deste estudo é possível, ainda, concluir que a reflexão crítica
e partilhada potencia o desenvolvimento profissional e pessoal dos futuros docentes. |