Aluno: | Rita Alexandra Silva Santos | |
Nº de Aluno: | 200200002 | |
Início: | 2023-01-04 | |
Inscrição Definitiva: | 2023-01-04 | |
Entrega da Tese: | 2022-12-30 | |
Defesa: | 2023-01-18 | |
Título da Tese: | A reflexão na formação inicial: contributos para a promoção da inclusão na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico | |
Tema Definitivo: | A reflexão na formação inicial: contributos para a promoção da inclusão na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico | |
Tema Provisório: | A reflexão na formação inicial: contributos para a promoção dainclusão na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico | |
Resumo: | Este relatório dá conta do processo de desenvolvimento profissional, no âmbito da prática de ensino supervisionada, ao longo dos estágios realizados em creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A partir de questões emergentes da prática desenvolve-se, também, um exercício investigativo sobre inclusão. Com o aparecimento da educação inclusiva o papel do docente e a forma como deve encarar a diversidade e superar os desafios educacionais com que se depara, diariamente, no desempenho da sua profissão, sofreu profundas alterações. O desenvolvimento de competências reflexivas no decorrer da formação inicial do educador/professor procura contribuir para dar respostas às situações que emergem no dia-a-dia, articulando-as com a teoria. Neste sentido, a conceção do presente relatório tem como principal objetivo indagar de que forma os estudantes em formação inicial do mestrado em Educação Pré-escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encaram o papel do docente reflexivo e como pode a reflexão promover a educação inclusiva e, consequentemente, a diferenciação pedagógica. Este estudo de natureza qualitativo usou como instrumento de recolha de dados um grupo focal com seis estudantes do mestrado em educação Pré-escolar e do ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apontamos como principais resultados, a importância que os futuros educadores e professores atribuem ao desenvolvimento de competências crítico-reflexivas para a promoção da educação inclusiva, com a adoção intencional de pedagogias diferenciadas capazes de colmatar as dificuldades, valorizar as aptidões individuais e promover o sucesso escolar de todas as crianças. Deste estudo é possível, ainda, concluir que a reflexão crítica e partilhada potencia o desenvolvimento profissional e pessoal dos futuros docentes. |