| Resumo: | Este estágio apresenta o percurso realizado no Mestrado em Educação Pré-escolar e
em Ensino do 1.º CEB na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
A primeira parte deste contempla a reflexão das atividades desenvolvidas no âmbito das
unidades curriculares de Práticas de Ensino Supervisionadas, realizadas em quatro
semestres. Na segunda parte, apresenta-se um estudo exploratório, que visa dar resposta à
questão de investigação ¿Quais são as conceções das crianças sobre a influência da
pandemia COVID-19 na sua aprendizagem?¿. Para tal, foram utilizados registos fotográficos,
desenhos e narrativas realizados pelas crianças e, ainda, entrevistas realizadas às
educadoras e professoras cooperantes. O estudo envolveu uma turma em contexto de JI e a
respetiva educadora, bem como duas turmas em contexto de 1.ºCEB e respetivos docentes.
Os desenhos e as narrativas produzidas foram organizados em s em categorias e
subcategorias. Através das análise das entrevistas aos docentes e das produções das
crianças, conclui-se que as crianças tem a perceção que as suas aprendizagens foram
condicionadas substancialmente, assim como o seu processo de socialização. Em certos
casos, verificou-se também o retrocesso nas aprendizagens e dificuldade na compreensão
dos conteúdos através das aulas online. |