Aluno: | Mariana dos Santos Henriques | |
Nº de Aluno: | 200200003 | |
Início: | 2021-03-17 | |
Entrega da Tese: | 2022-09-02 | |
Defesa: | 2022-11-16 | |
Título da Tese: | As conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem | |
Tema Definitivo: | As conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem | |
Tema Provisório: | Conceções das crianças sobre a COVID-19 | |
Resumo: | Este estágio apresenta o percurso realizado no Mestrado em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1.º CEB na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. A primeira parte deste contempla a reflexão das atividades desenvolvidas no âmbito das unidades curriculares de Práticas de Ensino Supervisionadas, realizadas em quatro semestres. Na segunda parte, apresenta-se um estudo exploratório, que visa dar resposta à questão de investigação ¿Quais são as conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem?¿. Para tal, foram utilizados registos fotográficos, desenhos e narrativas realizados pelas crianças e, ainda, entrevistas realizadas às educadoras e professoras cooperantes. O estudo envolveu uma turma em contexto de JI e a respetiva educadora, bem como duas turmas em contexto de 1.ºCEB e respetivos docentes. Os desenhos e as narrativas produzidas foram organizados em s em categorias e subcategorias. Através das análise das entrevistas aos docentes e das produções das crianças, conclui-se que as crianças tem a perceção que as suas aprendizagens foram condicionadas substancialmente, assim como o seu processo de socialização. Em certos casos, verificou-se também o retrocesso nas aprendizagens e dificuldade na compreensão dos conteúdos através das aulas online. |