Aluno: | Sara Marques Damas | |
Nº de Aluno: | 170200021 | |
Início: | 2023-02-08 | |
Inscrição Definitiva: | 2023-02-08 | |
Entrega da Tese: | 2022-12-29 | |
Defesa: | 2023-03-13 | |
Título da Tese: | As histórias infantis no ensino e aprendizagem da Matemática: perceções e práticas dos educadores e professores | |
Tema Definitivo: | As histórias infantis no ensino e aprendizagem da Matemática: perceções e práticas dos educadores e professores | |
Tema Provisório: | As histórias infantis no ensino e aprendizagem da Matemática: perceções e práticas dos educadores e professores | |
Resumo: | O atual relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Santarém, encontrando-se organizado em dois grandes grupos. A primeira parte é referente ao percurso experienciado ao longo das práticas de ensino supervisionadas em creche, jardim de infância e 1.º CEB ¿ 1.º e 4.º anos. A segunda parte contempla a componente investigativa, assumindo-se como um estudo qualitativo cujo fim é compreender a perceção dos profissionais de educação sobre a utilização de histórias infantis para desenvolver aprendizagens matemáticas. Os resultados obtidos foram recolhidos através de um questionário e envolveu 237 participantes (educadores a exercer em jardim de infância e professores do 1.º CEB). Através dos dados recolhidos, concluiu-se que a utilização das histórias infantis para promover aprendizagens matemáticas é uma estratégia bem vista pela maioria dos profissionais de educação de Portugal. |