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Tese de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

As histórias infantis no ensino e aprendizagem da Matemática: perceções e práticas dos educadores e professores

Aluno:Sara Marques Damas
Nº de Aluno: 170200021
 
 
Início: 2023-02-08
Inscrição Definitiva: 2023-02-08
Entrega da Tese: 2022-12-29
Defesa: 2023-03-13
 
Título da Tese: As histórias infantis no ensino e aprendizagem da Matemática: perceções e práticas dos educadores e professores
Tema Definitivo: As histórias infantis no ensino e aprendizagem da Matemática: perceções e práticas dos educadores e professores
Tema Provisório: As histórias infantis no ensino e aprendizagem da Matemática: perceções e práticas dos educadores e professores
Resumo: O atual relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Santarém, encontrando-se organizado em dois grandes grupos. A primeira parte é referente ao percurso experienciado ao longo das práticas de ensino supervisionadas em creche, jardim de infância e 1.º CEB ¿ 1.º e 4.º anos. A segunda parte contempla a componente investigativa, assumindo-se como um estudo qualitativo cujo fim é compreender a perceção dos profissionais de educação sobre a utilização de histórias infantis para desenvolver aprendizagens matemáticas. Os resultados obtidos foram recolhidos através de um questionário e envolveu 237 participantes (educadores a exercer em jardim de infância e professores do 1.º CEB). Através dos dados recolhidos, concluiu-se que a utilização das histórias infantis para promover aprendizagens matemáticas é uma estratégia bem vista pela maioria dos profissionais de educação de Portugal.