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Tese de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

A influência das ilustrações na compreensão textual na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Aluno:Joana Filipa Gonçalves Ribeiro
Nº de Aluno: 200200009
 
 
Início: 2023-07-20
Inscrição Definitiva: 2023-07-20
Entrega da Tese: 2023-06-30
Defesa: 2024-04-30
 
Título da Tese: A influência das ilustrações na compreensão textual na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Tema Definitivo: A influência das ilustrações na compreensão textual na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Tema Provisório: A influência das ilustrações na compreensão textual na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Resumo: Esta investigação foi executada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém. Durante os estágios curriculares foi desenvolvido um estudo com o tema ¿A influência das ilustrações na compreensão textual na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico¿, tendo por base a importância das ilustrações na compreensão de textos. A investigação assentou na metodologia investigação-ação com a seguinte questão central: De que forma as ilustrações contribuem para a compreensão textual nos primeiros anos de escolaridade? Após o tratamento e análise dos dados recolhidos, os resultados evidenciaram dois aspetos importantes acerca da pertinência das ilustrações para a compreensão textual: textos com enredo mais temático são compreendidos com maior dificuldade quando não acompanhados das ilustrações; já os textos de natureza mais figurativa são compreendidos pelos sujeitos deste estudo sem a presença das suas respetivas ilustrações.