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Tese de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

BRINCAR AO AR LIVRE: A PERCEÇÃO E UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO EXTERIOR EM CONTEXTO DE JARDIM DE INFÂNCIA E 1.º CEB

Aluno:Catarina Isabel Henriques Marques
Nº de Aluno: 180200119
 
 
Início: 2024-09-27
Inscrição Definitiva: 2024-10-02
Entrega da Tese: 2024-09-27
Defesa: 2024-10-23
 
Título da Tese: BRINCAR AO AR LIVRE: A PERCEÇÃO E UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO EXTERIOR EM CONTEXTO DE JARDIM DE INFÂNCIA E 1.º CEB
Tema Definitivo: BRINCAR AO AR LIVRE: A PERCEÇÃO E UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO EXTERIOR EM CONTEXTO DE JARDIM DE INFÂNCIA E 1.º CEB
Tema Provisório: BRINCAR AO AR LIVRE: A PERCEÇÃO E UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO EXTERIOR EM CONTEXTO DE JARDIM DE INFÂNCIA E 1.º CEB
Resumo: O presente Relatório de Estágio elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo reflete todo o percurso realizado nos estágios em creche, jardim de infância e em 1.º Ciclo, bem como o trabalho investigativo. As Práticas de Ensino Supervisionadas permitiram o enriquecimento de vivências únicas e aprendizagens significativas, fulcrais para o percurso académico e futuro profissional. A temática em estudo surge a partir do contexto de estágio em creche, pretendendo assim, compreender a perceção e utilização do espaço exterior em contexto de jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo caso de natureza qualitativa e quantitativa desenvolveu-se em duas fases: na primeira fase foram realizadas entrevistas semiestruturadas e a solicitação de desenhos a 18, 16 e 21 crianças nos contextos de Jardim de Infãncia e 1.º Ciclo (1.º ano e 3.º ano) respetivamente; na segunda fase efectuou-se observações das brincadeiras de quatro, duas e outras duas crianças no espaço exterior, em contexto de Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º ano e 3.º ano) respetivamente. O estudo permitiu compreender que as crianças elegem o espaço exterior como o local preferido para as suas brincadeiras e interação com os pares. Porém, a falta de alguns materiais e equipamentos constituem uma das lacunas mais evidenciadas pelas crianças. Escutar as crianças, bem como conceder-lhes tempo e espaço ao ar livre revela-se assim imprescindível.