Aluno: | Catarina Isabel Henriques Marques | |
Nº de Aluno: | 180200119 | |
Início: | 2024-09-27 | |
Inscrição Definitiva: | 2024-10-02 | |
Entrega da Tese: | 2024-09-27 | |
Defesa: | 2024-10-23 | |
Título da Tese: | BRINCAR AO AR LIVRE: A PERCEÇÃO E UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO EXTERIOR EM CONTEXTO DE JARDIM DE INFÂNCIA E 1.º CEB | |
Tema Definitivo: | BRINCAR AO AR LIVRE: A PERCEÇÃO E UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO EXTERIOR EM CONTEXTO DE JARDIM DE INFÂNCIA E 1.º CEB | |
Tema Provisório: | BRINCAR AO AR LIVRE: A PERCEÇÃO E UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO EXTERIOR EM CONTEXTO DE JARDIM DE INFÂNCIA E 1.º CEB | |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo reflete todo o percurso realizado nos estágios em creche, jardim de infância e em 1.º Ciclo, bem como o trabalho investigativo. As Práticas de Ensino Supervisionadas permitiram o enriquecimento de vivências únicas e aprendizagens significativas, fulcrais para o percurso académico e futuro profissional. A temática em estudo surge a partir do contexto de estágio em creche, pretendendo assim, compreender a perceção e utilização do espaço exterior em contexto de jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo caso de natureza qualitativa e quantitativa desenvolveu-se em duas fases: na primeira fase foram realizadas entrevistas semiestruturadas e a solicitação de desenhos a 18, 16 e 21 crianças nos contextos de Jardim de Infãncia e 1.º Ciclo (1.º ano e 3.º ano) respetivamente; na segunda fase efectuou-se observações das brincadeiras de quatro, duas e outras duas crianças no espaço exterior, em contexto de Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º ano e 3.º ano) respetivamente. O estudo permitiu compreender que as crianças elegem o espaço exterior como o local preferido para as suas brincadeiras e interação com os pares. Porém, a falta de alguns materiais e equipamentos constituem uma das lacunas mais evidenciadas pelas crianças. Escutar as crianças, bem como conceder-lhes tempo e espaço ao ar livre revela-se assim imprescindível. |