• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Mestrado > MEPE1C > Teses > Tese > Tese de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Tese de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

AS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE AS CRIANÇAS E A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA E 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Aluno:Carolina Isabela Vieira Ferreira
Nº de Aluno: 180200021
 
 
Início: 2024-12-30
Inscrição Definitiva: 2025-01-13
Entrega da Tese: 2024-12-30
Defesa: 2025-02-12
 
Título da Tese: AS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE AS CRIANÇAS E A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA E 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Tema Definitivo: AS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE AS CRIANÇAS E A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA E 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Tema Provisório: AS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE AS CRIANÇAS E A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA E 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Resumo: Este exercício investigativo surge no âmbito da obtenção de grau de Mestre, na área de Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico, englobando a reflexão sobre as vivências em estágio e o percurso investigativo realizado. O exercício investigativo tem principal enfoque na aprendizagem e desenvolvimento das crianças através das suas relações sociais. O desenvolvimento do percurso investigativo permite compreender de que forma a socialização entre crianças influencia a sua aprendizagem e desenvolvimento. Por meio de um estudo de caráter qualitativo pretendeu-se conhecer perspetivas dos participantes no estudo, dos quais faziam parte educadoras, professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e crianças, sobre as conceções das relações entre crianças, estratégias e atividades promotoras das relações entre crianças, conhecendo também o papel do docente nesta promoção. A análise dos resultados permitiu identificar práticas educativas eficazes na promoção de ambientes educativos que valorizem as interações sociais. Por fim, ressalta-se o papel dos docentes, enquanto mediadores dessas interações, evidenciando a importância do diálogo, da empatia e de estratégias pedagógicas colaborativas para a construção de uma prática educativa transformadora.