Aluno: | Carolina Isabela Vieira Ferreira | |
Nº de Aluno: | 180200021 | |
Início: | 2024-12-30 | |
Inscrição Definitiva: | 2025-01-13 | |
Entrega da Tese: | 2024-12-30 | |
Defesa: | 2025-02-12 | |
Título da Tese: | AS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE AS CRIANÇAS E A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA E 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO | |
Tema Definitivo: | AS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE AS CRIANÇAS E A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA E 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO | |
Tema Provisório: | AS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE AS CRIANÇAS E A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA E 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO | |
Resumo: | Este exercício investigativo surge no âmbito da obtenção de grau de Mestre, na área de Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico, englobando a reflexão sobre as vivências em estágio e o percurso investigativo realizado. O exercício investigativo tem principal enfoque na aprendizagem e desenvolvimento das crianças através das suas relações sociais. O desenvolvimento do percurso investigativo permite compreender de que forma a socialização entre crianças influencia a sua aprendizagem e desenvolvimento. Por meio de um estudo de caráter qualitativo pretendeu-se conhecer perspetivas dos participantes no estudo, dos quais faziam parte educadoras, professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e crianças, sobre as conceções das relações entre crianças, estratégias e atividades promotoras das relações entre crianças, conhecendo também o papel do docente nesta promoção. A análise dos resultados permitiu identificar práticas educativas eficazes na promoção de ambientes educativos que valorizem as interações sociais. Por fim, ressalta-se o papel dos docentes, enquanto mediadores dessas interações, evidenciando a importância do diálogo, da empatia e de estratégias pedagógicas colaborativas para a construção de uma prática educativa transformadora. |