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Tese de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

A CRIANÇA COMO AGENTE AUTORREGULADOR E COOPERATIVO DA SUA APRENDIZAGEM EM DIFERENTES CONTEXTOS

Aluno:Mafalda Sofia Cordeiro Castelo
Nº de Aluno: 190200252
 
 
Início: 2024-12-20
Inscrição Definitiva: 2025-01-13
Entrega da Tese: 2024-12-20
Defesa: 2025-01-30
 
Título da Tese: A CRIANÇA COMO AGENTE AUTORREGULADOR E COOPERATIVO DA SUA APRENDIZAGEM EM DIFERENTES CONTEXTOS
Tema Definitivo: A CRIANÇA COMO AGENTE AUTORREGULADOR E COOPERATIVO DA SUA APRENDIZAGEM EM DIFERENTES CONTEXTOS
Tema Provisório: A CRIANÇA COMO AGENTE AUTORREGULADOR E COOPERATIVO DA SUA APRENDIZAGEM EM DIFERENTES CONTEXTOS
Resumo: Neste Relatório Final de Estágio, tenciono apresentar as experiências de aprendizagem, os desafios enfrentados, as atividades realizadas e as vivências adquiridas ao longo dos estágios realizados em diversos contextos: creche, pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Além disso, o relatório inclui uma componente investigativa sobre o tema ¿A criança como agente cooperativo e autorregulador da sua aprendizagem em diferentes contextos¿, proporcionando uma análise dos processos de autorregulação e corregulação da aprendizagem e colaboração. Diante da importância crescente da autonomia e da interação social na educação, o estudo contribui para a compreensão da forma como as crianças desenvolvem competências de autorregulação. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram realizadas observações e entrevistas com crianças, professoras e uma educadora. Este estudo oferece valiosas perceções sobre práticas pedagógicas, sugerindo que a relação entre autonomia e colaboração pode ser incentivada para promover a aprendizagem ativa e autorreguladora. Os resultados mostram que crianças conseguem desenvolver estratégias de autorregulação mais eficazes quando motivadas nas atividades e envolvidas em práticas colaborativas.