Aluno: | Mafalda Sofia Cordeiro Castelo | |
Nº de Aluno: | 190200252 | |
Início: | 2024-12-20 | |
Inscrição Definitiva: | 2025-01-13 | |
Entrega da Tese: | 2024-12-20 | |
Defesa: | 2025-01-30 | |
Título da Tese: | A CRIANÇA COMO AGENTE AUTORREGULADOR E COOPERATIVO DA SUA APRENDIZAGEM EM DIFERENTES CONTEXTOS | |
Tema Definitivo: | A CRIANÇA COMO AGENTE AUTORREGULADOR E COOPERATIVO DA SUA APRENDIZAGEM EM DIFERENTES CONTEXTOS | |
Tema Provisório: | A CRIANÇA COMO AGENTE AUTORREGULADOR E COOPERATIVO DA SUA APRENDIZAGEM EM DIFERENTES CONTEXTOS | |
Resumo: | Neste Relatório Final de Estágio, tenciono apresentar as experiências de aprendizagem, os desafios enfrentados, as atividades realizadas e as vivências adquiridas ao longo dos estágios realizados em diversos contextos: creche, pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Além disso, o relatório inclui uma componente investigativa sobre o tema ¿A criança como agente cooperativo e autorregulador da sua aprendizagem em diferentes contextos¿, proporcionando uma análise dos processos de autorregulação e corregulação da aprendizagem e colaboração. Diante da importância crescente da autonomia e da interação social na educação, o estudo contribui para a compreensão da forma como as crianças desenvolvem competências de autorregulação. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram realizadas observações e entrevistas com crianças, professoras e uma educadora. Este estudo oferece valiosas perceções sobre práticas pedagógicas, sugerindo que a relação entre autonomia e colaboração pode ser incentivada para promover a aprendizagem ativa e autorreguladora. Os resultados mostram que crianças conseguem desenvolver estratégias de autorregulação mais eficazes quando motivadas nas atividades e envolvidas em práticas colaborativas. |