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Tese de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

A influência da autoestima no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças em pré-escolar e 1º CEB

Aluno:Ana Rita Gesteiro Serrenho
Nº de Aluno: 190200083
 
 
Início: 2024-12-30
Inscrição Definitiva: 2025-01-13
Entrega da Tese: 2024-12-30
Defesa: 2025-02-12
 
Título da Tese: A influência da autoestima no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças em pré-escolar e 1º CEB
Tema Definitivo: A influência da autoestima no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças em pré-escolar e 1º CEB
Tema Provisório: A influência da autoestima no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças em pré-escolar e 1º CEB
Resumo: O presente relatório final surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB),realizado na Escola Superior de Educação de Santarém. Este relatório cruza todas as experiências vividas em cada estágio, e todo o pecurso de aprendizagem e desenvolvimento profissional, culminado na realização do exercício investigativo. A primeira parte é no âmbito da prática de ensino supervisionada (PES) referido os 4 estágios bem como as reflexões sobre os mesmos. Em seguida, aborda o exercício investigativo focando-se o mesmo nas conceções sobre a autoestima das crianças e docentes, no impacto que esta tem na aprendizagem e o papel que os educadores/professores têm neste processo. A recolha de dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas, a duas educadoras, duas professoras de 1.º ciclo e a 14 alunos de 1.º ciclo. A revisão de literatura permitiu-me clarificar conceitos como: autoestima e autoconceito e permitiu-me cruzar informações entre as conceções das educadoras/professoras e alunos com as dos autores estudados. Os resultados das crianças apontaram para a importância de se conhecerem a elas próprias.Os resultados dos docentes apontam para a perceção que cada um tem de si, aproximando-se do que as crianças responderam, ressaltando a importância da confiança. As crianças acreditam que o seu bem-estar influencia a forma como aprendem e as educadoras/professoras dão ênfase, também, aos fatores emocionais, bem como à importância de se transmitir segurança, de modo a promover a confiança no processo de aprendizagem.