Aluno: | Mariana Abreu Fernandes | |
Nº de Aluno: | 190200130 | |
Início: | 2024-06-19 | |
Inscrição Definitiva: | 2024-06-19 | |
Entrega da Tese: | 2025-03-24 | |
Defesa: | 2025-04-01 | |
Título da Tese: | O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ACORDO COM A TEORIA DE VAN HIELE | |
Tema Definitivo: | O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ACORDO COM A TEORIA DE VAN HIELE | |
Tema Provisório: | O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ACORDO COM A TEORIA DE VAN HIELE | |
Resumo: | Este relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O presente relatório está organizado em duas partes. A primeira refere-se à apresentação e reflexão acerca das Práticas de Ensino Supervisionadas em 1.º e 2.º ciclos. A segunda parte contempla a componente investigativa, que se centra no desenvolvimento do pensamento geométrico segundo a teoria de van Hiele. Neste estudo, que seguiu um paradigma interpretativo, decorreu em contexto de estágio e teve como participante alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Báscio e 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram obtidos através da observação participante e análise documental. Os resultados mostraram que os alunos do 4.º e 6.º ano apresentam, nas suas produções, elementos explícitos e implícitos do nível 1 e explícitos de nível 2 do pensamento de van Hiele. Além disso, a generalidade dos alunos mostraram evidências de se encontrarem numa fase de desenvolvimento entre os níveis 1 e 2. Os resultados revelam ainda a importância dos professores terem em conta o nível de van Hiele em que os alunos se encontram para poder adequar o vocabulário e organizar as suas aulas. |