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Tese de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

A Literatura Infantil e a Interdisciplinaridade na Aprendizagem: Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

Aluno:Maria da Nazaré da Silva Marques
Nº de Aluno: 190200229
 
 
Início: 2024-10-08
Inscrição Definitiva: 2024-10-16
Entrega da Tese: 2024-10-08
Defesa: 2024-11-12
 
Título da Tese: A Literatura Infantil e a Interdisciplinaridade na Aprendizagem: Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Tema Definitivo: A Literatura Infantil e a Interdisciplinaridade na Aprendizagem: Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Tema Provisório: A Literatura Infantil e a Interdisciplinaridade na Aprendizagem: Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Resumo: O presente Relatório de Estágio foi elaborado com vista à conclusão do Mestrado em Educa-ção Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educa-ção de Santarém. Num primeiro momento, o documento contempla uma análise e reflexão do que foi aprendido no decorrer das práticas de ensino supervisionadas nas várias valências: Creche, Jardim de Infância (JI) e 1.º CEB. A segunda parte do documento foca-se na compo-nente investigativa que teve por base o papel do livro, a par das atividades interdisciplinares por ele induzidas, no envolvimento das crianças no seu processo de aprendizagem e na am-pliação de aprendizagens em contexto de JI e do 1.º CEB. A investigação realizada é de na-tureza qualitativa, na qual foram dinamizadas atividades interdisciplinares introduzidas por um livro de literatura infantil nos contextos referidos, sendo posteriormente analisados os níveis de envolvimento e de aprendizagem dos alunos. Existiu, ainda, uma vertente comparativa, visto que foram analisados os níveis de envolvimento e as aprendizagens alcançadas por um grupo de controle, no contexto de atividades dinamizadas pela colega estagiária sobre os mesmos conteúdos, mas não recorrendo à estratégia em estudo. Nesta investigação partici-param: duas estagiárias; uma sala de JI; duas turmas de 1.º ano do 1.º CEB. Empreendemos notas de campo, preenchemos grelhas de observação e rubricas de avaliação dos aspetos em análise e procedemos à videogravação das atividades estudadas. Recorrendo aos dados obtidos, podemos verificar que o livro, a par das atividades interdisciplinares, podem ter um excelente contributo para o envolvimento e para a aprendizagem dos alunos, destacando-se os resultados obtidos na área de Português.