Aluno: | Rita Catarina Luís Laranginha | |
Nº de Aluno: | 170295001 | |
Início: | 2024-02-01 | |
Inscrição Definitiva: | 2024-02-01 | |
Entrega da Tese: | 2024-01-03 | |
Defesa: | 2024-02-28 | |
Título da Tese: | Modelo de Ensino dos 7E nas aulas de Ciências nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: percursos de aprendizagem | |
Tema Definitivo: | Modelo de Ensino dos 7E nas aulas de Ciências nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: percursos de aprendizagem | |
Tema Provisório: | Modelo de Ensino dos 7E nas aulas de Ciências nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: percursos de aprendizagem | |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Santarém, estando organizado em duas partes. Na primeira parte encontra-se uma descrição da prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo, acompanhada por uma reflexão acerca da mesma. A segunda parte contempla a componente investigativa, que teve como objetivo compreender o impacto de uma abordagem didática baseada no modelo de ensino dos 7E, nas aprendizagens dos alunos do 1.º e 2.º Ciclo, nas aulas de ciências. Nesta investigação de natureza qualitativa, os dados foram obtidos através da observação participante, entrevistas e análise documental. Os resultados deste estudo mostraram que este modelo teve um impacto positivo nos alunos, tendo adquirido conhecimentos científicos e desenvolvido competências preconizadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. |