• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Mestrado > M1MCN > Teses > Tese > Tese de 1ºCEB e Matemática e Ciências Naturais 2ºCEB
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Tese de 1ºCEB e Matemática e Ciências Naturais 2ºCEB

As potencialidades da Pedagogia Waldorf no ensino das Ciências no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico

Aluno:Nicole Vieira Marques
Nº de Aluno: 160234010
 
 
Início: 2023-05-10
Inscrição Definitiva: 2023-05-10
Entrega da Tese: 2023-05-01
Defesa: 2023-06-15
 
Título da Tese: As potencialidades da Pedagogia Waldorf no ensino das Ciências no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Tema Definitivo: As potencialidades da Pedagogia Waldorf no ensino das Ciências no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Tema Provisório: As potencialidades da Pedagogia Waldorf no ensino das Ciências no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Resumo: O presente relatório encontra-se organizado em duas grandes partes. A primeira parte consiste na descrição e reflexão realizada sobre todas as práticas de ensino supervisionadas em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e a segunda parte foca-se somente no trabalho investigativo desenvolvido. Este estudo apresenta um carácter qualitativo e teve como objetivo compreender se as práticas pedagógicas empregues na Pedagogia Waldorf potenciam o ensino das Ciências com alunos do 1º e 2º CEB. O estudo envolveu 14 alunos, dos dois ciclos de ensino, bem como os respetivos encarregados de educação e professor titular de turma ou professor de Ciências Naturais, no caso do 2.º CEB. Os dados recolhidos, através de questionários, entrevistas e notas de campo e suportados com análise documental, evidenciam a pertinência da envolvência no meio natural para a aprendizagem e motivação dos alunos na área das Ciências.