Aluno: | Nicole Vieira Marques | |
Nº de Aluno: | 160234010 | |
Início: | 2023-05-10 | |
Inscrição Definitiva: | 2023-05-10 | |
Entrega da Tese: | 2023-05-01 | |
Defesa: | 2023-06-15 | |
Título da Tese: | As potencialidades da Pedagogia Waldorf no ensino das Ciências no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico | |
Tema Definitivo: | As potencialidades da Pedagogia Waldorf no ensino das Ciências no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico | |
Tema Provisório: | As potencialidades da Pedagogia Waldorf no ensino das Ciências no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico | |
Resumo: | O presente relatório encontra-se organizado em duas grandes partes. A primeira parte consiste na descrição e reflexão realizada sobre todas as práticas de ensino supervisionadas em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e a segunda parte foca-se somente no trabalho investigativo desenvolvido. Este estudo apresenta um carácter qualitativo e teve como objetivo compreender se as práticas pedagógicas empregues na Pedagogia Waldorf potenciam o ensino das Ciências com alunos do 1º e 2º CEB. O estudo envolveu 14 alunos, dos dois ciclos de ensino, bem como os respetivos encarregados de educação e professor titular de turma ou professor de Ciências Naturais, no caso do 2.º CEB. Os dados recolhidos, através de questionários, entrevistas e notas de campo e suportados com análise documental, evidenciam a pertinência da envolvência no meio natural para a aprendizagem e motivação dos alunos na área das Ciências. |