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Tese de Administração Educacional

Fatores determinantes para o sucesso educacional no ensino médio no Brasil. Estudo de caso numa instituição pública federal

Aluno:Roger Maia Dias Ledo
Nº de Aluno: 190200273
 
 
Início: 2023-01-04
Inscrição Definitiva: 2023-01-04
Entrega da Tese: 2022-12-28
Defesa: 2023-01-24
 
Título da Tese: Fatores determinantes para o sucesso educacional no ensino médio no Brasil. Estudo de caso numa instituição pública federal
Tema Definitivo: Fatores determinantes para o sucesso educacional no ensino médio no Brasil. Estudo de caso numa instituição pública federal
Tema Provisório: Fatores determinantes para o insucesso educacional no ensino médio em uma instituição federal de ensino brasileira: um estudo de caso
Resumo: Entender os principais fatores que contribuem para o insucesso educacional nas trajetórias escolares é fundamental para a promoção de uma educação emancipatória, redutora de desigualdades sociais e promotora de oportunidades. Este tema é de extrema importância para o Brasil, visto que o país possui uma das maiores taxas de reprovação e abandono escolar do mundo, sobretudo no primeiro ano do ensino médio, conforme ranking OCDE de 2018 e levantamentos realizados no país. Fatores determinantes para o insucesso educacional e para a manutenção de desigualdade de oportunidades educacionais podem ser variados, englobando questões (1) socioeconômicas, (2) questões de background (capital cultural) familiar e (3) questões institucionais e pedagógicas, em nível local. Realizamos aqui um estudo de caso, com o objetivo de identificar os principais determinantes de insucesso educacional em uma instituição de ensino brasileira que oferece ensino profissional (vocacional) associado ao ensino médio. Para isso, realizámos entrevistas semiestruturadas a alunos/as aprovados e reprovados no primeiro ano do ensino médio nessa instituição. Os resultados apontam que, de todos os fatores de reprovação, (1) socioeconômicos e (3) escolares/institucionais são os que mais influenciaram as trajetórias dos estudantes no estudo de caso. De entre os entrevistados, não houve casos de aprovação em famílias com renda familiar muito baixa (entre 2 mil e 3 mil reais) e não houve casos de reprovação em famílias com renda familiar mais alta (acima de 5 mil reais). A renda familiar ainda influenciou a decisão dos pais sobre o pagamento de reforço escolar e sobre o prosseguimento de estudos (ensino superior). Em termos escolares/institucionais, todos os alunos relataram dificuldades de gerenciamento do tempo por conta do volume de matérias e conteúdos das escolas politécnicas. Relataram problemas de excesso de conteúdo e relataram ser dificil estar nos atendimentos a alunos com dificuldade, por estes se concentrarem apenas em dois dias na semana. Como proposta de intervenção, são sugeridos um melhor acompanhamento dos alunos com menor poder aquisitivo e mais ações em sala-de-aula para o desenvolvimento e consecução de atividades, propiciando mais tempo fora de sala-de-aula para estudo e plantões de dúvidas.