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Tese de Administração Educacional

O papel da coordenação pedagógica na implementação de um projeto de Cidadania e Igualdade de Género numa Instituição de Educação de Infância

Aluno:Catarina Gomes Silva
Nº de Aluno: 170297018
 
 
Início: 2024-02-01
Inscrição Definitiva: 2024-02-01
Entrega da Tese: 2023-12-19
Defesa: 2024-03-20
 
Título da Tese: O papel da coordenação pedagógica na implementação de um projeto de Cidadania e Igualdade de Género numa Instituição de Educação de Infância
Tema Definitivo: O papel da coordenação pedagógica na implementação de um projeto de Cidadania e Igualdade de Género numa Instituição de Educação de Infância
Tema Provisório: Género e cidadania na educação de infância
Resumo: Este estudo pretendeu identificar práticas de cidadania e igualdade de género na educação de infância numa instituição privada de solidariedade social e práticas de formação contínua, identificando sugestões para a implementação de um projeto de formação nesta área. O trabalho partiu do reconhecimento da importância da coordenação pedagógica na promoção de práticas de formação e de um trabalho mais cooperativo a nível da equipa educativa. Neste sentido, reconhece-se que o trabalho na área da cidadania e igualdade de género não pode ser pontual e necessita ser planeado a nível institucional. A recolha de dados foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas a partir de um guião orientador previamente testado. As entrevistas foram feitas à coordenadora pedagógica da instituição, a duas educadoras e às duas auxiliares das salas de 4 anos do jardim de infância. A análise dos dados evidenciou que deverá haver um maior envolvimento da coordenadora pedagógica na promoção do trabalho de equipa entre as educadoras e auxiliares incentivando a formação contínua. Deste estudo resultou a definição de um projeto de formação a promover a nível institucional para a implementação da cidadania e igualdade de género no jardim de infância envolvendo todos/as os/as crianças, encarregados de educação e os/as profissionais docentes e não docentes que trabalham com as crianças