• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Mestrado > MEPE1C > Teses > Tese > Tese de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Tese de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

A Gestão da Diversidade Cultural na Escola: Perceções e Práticas de Educadores e Professores

Aluno:Jéssica Andreia Godinho dos Santos
Nº de Aluno: 170200001
 
 
Início: 2023-10-10
Inscrição Definitiva: 2023-10-25
Entrega da Tese: 2023-10-10
Defesa: 2023-11-30
 
Título da Tese: A Gestão da Diversidade Cultural na Escola: Perceções e Práticas de Educadores e Professores
Tema Definitivo: A Gestão da Diversidade Cultural na Escola: Perceções e Práticas de Educadores e Professores
Tema Provisório: A Gestão da Diversidade Cultural na Escola: Perceções e Práticas de Educadores e Professores
Resumo: Este Relatório de Estágio, realizado para a conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém contempla, numa primeira parte, a análise e reflexão das aprendizagens realizadas ao longos das práticas de ensino supervisionadas em Creche, Jardim de Infância (JI) e 1.º CEB e, numa segunda parte, uma investigação sobre as perceções e práticas de educadores e professores relativamente à gestão da diversidade cultural nas escolas. A investigação, de natureza qualitativa (com recurso à técnica da entrevista), envolveu a participação de 8 docentes: 4 educadores de infância e 4 professores de 1.º CEB e levou a uma análise que evidencia as perceções dos docentes relativamente a temas como diversidade cultural, racismo e desigualdades sociais na escola, bem como as dificuldades e necessidades associadas a estas temáticas e às práticas interculturais adotadas em sala. Os dados obtidos nas entrevistas apresentam a comunicação e o racismo como principais dificuldades associadas a esta temática e a importância do exemplo dado pelo educado/professor no que diz respeito ao combate contra estas dificuldades.