Aluno: | Gonçalo Nunes Dias Soares | |
Nº de Aluno: | 170200155 | |
Início: | 2023-05-10 | |
Inscrição Definitiva: | 2023-05-10 | |
Entrega da Tese: | 2023-04-17 | |
Defesa: | 2023-07-04 | |
Título da Tese: | Motivação e envolvimento em contexto educativo | |
Tema Definitivo: | Motivação e envolvimento em contexto educativo | |
Tema Provisório: | Motivação e envolvimento em contexto educativo | |
Resumo: | O presente relatório final de estágio no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), debruça-se sobre a motivação e envolvimento em contexto educativo, encontrando-se dividido em duas partes: a primeira, apresenta a caracterização e percurso realizado nos diversos contextos de estágios e a segunda, descreve o percurso investigativo, onde se pretendeu compreender o papel da motivação no envolvimento das crianças em atividades em sala de aula; identificar as representações dos professores relativamente a estratégias promotoras da motivação e envolvimento das crianças do 1º ciclo; e por fim, caracterizar as conceções das crianças do 1º ciclo acerca das estratégias promotoras da sua motivação e envolvimento. Para tal, desenhou-se um estudo de natureza qualitativa, tendo sido entrevistadas 2 professoras e 35 alunos do 1º CEB, e elaborada uma análise de conteúdo. De um modo geral verificou-se no discurso dos profissionais de educação que estes consideram que os alunos necessitam de ser estimulados, para que se sintam motivados para a aprendizagem. Por outro lado, através das respostas obtidas pelos alunos, é visível o seu gosto pela escola assim como a sua motivação para participar nas aulas. |