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Tese de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Consciência Emocional no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Aluno:Beatriz dos Santos José
Nº de Aluno: 170200028
 
 
Início: 2023-02-08
Inscrição Definitiva: 2023-02-08
Entrega da Tese: 2023-01-30
Defesa: 2023-03-21
 
Título da Tese: Consciência Emocional no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Tema Definitivo: Consciência Emocional no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Tema Provisório: Consciência Emocional no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e encontra-se dividido em duas partes: uma primeira parte onde se apresentam as práticas de ensino supervisionadas em Creche, Jardim de Infância e 1.º CEB e uma segunda parte sobre o exercício investigativo. No exercício investigativo envolveram-se três grupos de participantes (16 crianças do jardim de infância, 12 crianças do 1.º ano e 12 crianças do 4.º ano) das diferentes práticas de ensino supervisionadas, num estudo investigativo relacionado com a Consciência Emocional. Procurou-se responder à questão de investigação ¿Qual a importância da Consciência Emocional no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico?¿, sendo que as questões orientadoras se encontram relacionadas com reflexão de como promover o desenvolvimento da inteligência emocional e a importância dos profissionais de educação no desenvolvimento emocional das crianças. A investigação incluiu-se numa metodologia de Investigação-Ação, tendo a problemática sido trabalhada através da planificação de atividades para as crianças, sendo as mesmas avaliadas através de um instrumento de avaliação sobre a sua consciência emocional. Através dos resultados obtidos, comparando as avaliações iniciais com as finais e observando a evolução das crianças nos vários domínios da consciência emocional, sobressai a importância de incluir esta temática na educação escolar. Constatou-se que as crianças, no final da intervenção, desenvolveram conhecimentos de nomeação das emoções primárias, de identificação em si mesmas e nos outros, e de compreensão.