Aluno: | Ana Carolina Francisco Victorino | |
Nº de Aluno: | 160234023 | |
Início: | 2024-02-01 | |
Inscrição Definitiva: | 2024-02-01 | |
Entrega da Tese: | 2023-12-28 | |
Defesa: | 2024-03-12 | |
Título da Tese: | A influência de fatores intrínsecos e extrínsecos na criatividade em crianças da Educação de Infância e do 1.º CEB | |
Tema Definitivo: | A influência de fatores intrínsecos e extrínsecos na criatividade em crianças da Educação de Infância e do 1.º CEB | |
Tema Provisório: | A influência de fatores intrínsecos e extrínsecos na criatividade em crianças da Educação de Infância e do 1.º CEB | |
Resumo: | A criatividade revela-se uma competência essencial e transversal a todas as áreas da educação e do ensino em Portugal. Nos documentos orientadores, espera-se que qualquer criança desenvolva um perfil criativo, quer isto dizer, que procure soluções para problemas, que crie narrativas, manipule, imagine e transforme objetos e materiais. É esperado, no final do seu percurso escolar, que um aluno seja capaz de utilizar a criatividade como um instrumento de transformação social e, para tal, a escola é o meio mais facilitador do seu desenvolvimento. No presente relatório, pretendeu analisar-se o ambiente escolar em salas dos contextos de educação de infância e do 1.º CEB quanto à sua influência na promoção da criatividade em crianças dos 5 aos 10 anos. Para esse efeito, foi adaptado um instrumento de avaliação de criatividade do contexto educativo, com base na Escala sobre o Clima para a Criatividade em Sala de Aula (Fleith & Alencar, 2005) e na escala Clima para a criatividade em sala de aula (Dias, 2014). Os resultados obtidos revelam que as práticas educativas em jardim de infância são percecionadas de forma mais positiva pelas crianças, em comparação com as crianças em contexto de 1.º CEB. Revelam ainda que as crianças inquiridas têm uma visão pouco positiva da sua própria capacidade criativa e que essa perceção poderá influenciar negativamente o seu interesse pela aprendizagem e pela escola. |