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Tese de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

As expressões artísticas na promoção autorregulação da aprendizagem das crianças

Aluno:Rita Olivença Caixinha
Nº de Aluno: 170200015
 
 
Início: 2024-02-01
Inscrição Definitiva: 2024-02-01
Entrega da Tese: 2023-12-28
Defesa: 2024-03-12
 
Título da Tese: As expressões artísticas na promoção autorregulação da aprendizagem das crianças
Tema Definitivo: As expressões artísticas na promoção autorregulação da aprendizagem das crianças
Tema Provisório: As expressões artísticas na promoção autorregulação da aprendizagem das crianças
Resumo: O presente relatório da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no programa de Mestrado em Docência em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), está dividido em duas partes distintas. Na primeira, abordam-se os contextos de estágio (creche, jardim de infância e 1.º CEB), fornecendo uma minuciosa descrição dos participantes, projetos educativos desenvolvidos e experiências vivenciadas, destacando as aprendizagens significativas ocorridas. A segunda parte concentra-se numa investigação com o propósito central de compreender de que modo as expressões artísticas podem contribuir para promover a autorregulação da aprendizagem das crianças. Este exercício investigativo, de natureza mista, com carácter exploratório e descritivo, operacionalizou-se através de dois momentos: o primeiro, envolveu a observação de crianças nos diferentes contextos (creche, jardim de infância e 1.º CEB), seguida da análise e reflexão a partir da utilização da Lista de Desenvolvimento da Aprendizagem Independente (CHILD); o segundo, consistiu na realização de entrevistas semidiretivas a quatro especialistas em expressões artísticas, seguidas da sua transcrição e, posterior, análise. A triangulação dos dados provenientes da observação participante e das entrevistas revelou que as expressões artísticas desempenham um papel crucial na promoção da autorregulação da aprendizagem, especialmente quando incorporadas de forma contínua e intencionalmente no ambiente da sala e quando as crianças participam ativamente no seu próprio processo educativo, envolvendo-se na tomada de decisões, assumindo responsabilidades pelas suas ações.