Aluno: | Liliana Patrícia Fernandes Semedo Araújo | |
Nº de Aluno: | 210200018 | |
Início: | 2024-02-01 | |
Inscrição Definitiva: | 2024-02-01 | |
Entrega da Tese: | 2024-03-06 | |
Defesa: | 2024-03-18 | |
Título da Tese: | Práticas de Educação Literária e a Interdisciplinaridade | |
Tema Definitivo: | Práticas de Educação Literária e a Interdisciplinaridade | |
Tema Provisório: | Práticas de Educação Literária e a Interdisciplinaridade | |
Resumo: | O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta, na primeira parte, os diferentes contextos onde foram realizados os estágios, acompanhando essa caracterização de uma reflexão sobre a ação didática, com o objetivo de sistematizar aprendizagens para o meu percurso profissional. Na segunda parte, é apresentado o exercício investigativo de caráter qualitativo que compreendeu dois estudos: o primeiro refere-se às práticas de educação literária de dois profissionais de educação nos contextos de estágio e o segundo é uma investigação-ação que incorporou a educação literária numa prática interdisciplinar. Os principais resultados do estudo 1 evidenciam a versatilidade do livro nas práticas de educação literária, sendo usado para a iniciação de temas específicos ou mesmo como instigador de projetos interdisciplinares. No âmbito do estudo 2, verifica-se que a interdisciplinaridade fomentou um desenvolvimento holístico, tendo resultado, assim, em aprendizagens significativas. |