• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Mestrado > MEPE1C > Teses > Tese > Tese de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Tese de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Práticas de Educação Literária e a Interdisciplinaridade

Aluno:Liliana Patrícia Fernandes Semedo Araújo
Nº de Aluno: 210200018
 
 
Início: 2024-02-01
Inscrição Definitiva: 2024-02-01
Entrega da Tese: 2024-03-06
Defesa: 2024-03-18
 
Título da Tese: Práticas de Educação Literária e a Interdisciplinaridade
Tema Definitivo: Práticas de Educação Literária e a Interdisciplinaridade
Tema Provisório: Práticas de Educação Literária e a Interdisciplinaridade
Resumo: O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta, na primeira parte, os diferentes contextos onde foram realizados os estágios, acompanhando essa caracterização de uma reflexão sobre a ação didática, com o objetivo de sistematizar aprendizagens para o meu percurso profissional. Na segunda parte, é apresentado o exercício investigativo de caráter qualitativo que compreendeu dois estudos: o primeiro refere-se às práticas de educação literária de dois profissionais de educação nos contextos de estágio e o segundo é uma investigação-ação que incorporou a educação literária numa prática interdisciplinar. Os principais resultados do estudo 1 evidenciam a versatilidade do livro nas práticas de educação literária, sendo usado para a iniciação de temas específicos ou mesmo como instigador de projetos interdisciplinares. No âmbito do estudo 2, verifica-se que a interdisciplinaridade fomentou um desenvolvimento holístico, tendo resultado, assim, em aprendizagens significativas.