Aluno: | Raquel Filipa Mendes Franco | |
Nº de Aluno: | 160234021 | |
Início: | 2023-07-21 | |
Inscrição Definitiva: | 2023-09-12 | |
Entrega da Tese: | 2023-07-21 | |
Defesa: | 2023-11-03 | |
Título da Tese: | Desenvolvimento da Imaginação e Criatividade nas Crianças em Educação Pré-Escolar- Perspetiva de Profissionais de Educação | |
Tema Definitivo: | Desenvolvimento da Imaginação e Criatividade nas Crianças em Educação Pré-Escolar- Perspetiva de Profissionais de Educação | |
Tema Provisório: | Desenvolvimento da Imaginação e Criatividade nas Crianças em Educação Pré-Escolar- Perspetiva de Profissionais de Educação | |
Resumo: | Este relatório perspetiva o percurso investigativo e também formativo, como forma de obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar que se divide em duas componentes, teórica e prática. No primeiro capítulo são apresentados todos os estágios realizados na unidade curricular de Práticas de Ensino Supervisionadas (PES) em contexto de Creche e Jardim de infância, com a sua descrição e reflexão sobre os percursos efetuados. O segundo capítulo apresenta a revisão de literatura que assenta sobre a imaginação e criatividade na infância abordando Vygotsky (2009;2012), Taylor (1955), Sousa (2003; 2017; 2019), Sakamoto (1999; 2000), etc. É, ainda, composto pela investigação prática, mostrando a metodologia adotada e a análise de dados. A metodologia da componente investigativa prática dá conta de um estudo de natureza qualitativa. Com base numa aproximação prévia ao tema em estudo, definiu-se como pergunta de investigação: O que é a imaginação e criatividade na infância? dando, por sua vez origem às seguintes questões: Q1. Quais os tipos de imaginação e criatividade? Q2. Quais as estratégias de promoção da imaginação e criatividade? Q3. Qual a importância do papel dos profissionais de educação na promoção da imaginação e criatividade? Q4. Qual a importância do desenvolvimento da imaginação e criatividade? Como instrumentos de recolha de dados recorreu-se a entrevistas que permitiram responder, através da perspetiva de três intervenientes no ramo da educação, às questões orientadoras inicialmente formuladas. Os resultados da investigação apontam para a importância da promoção da imaginação e criatividade através de atividades livres que possibilitem a exploração do mundo e da autonomia da criança; para a implementação de estratégias para o desenvolvimento da imaginação e criatividade, através do uso de materiais diversificados; e para o importante papel do profissional de educação na criação de ambientes propícios ao desenvolvimento do pensamento criativo. |