• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Mestrado > MEPRE > Teses > Tese > Tese de Educação Pré-Escolar
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Tese de Educação Pré-Escolar

Analisar as representações e experiências das famílias acerca da relação família-escola na educação pré-escolar

Aluno:Inês Maria Sousa Cassaca
Nº de Aluno: 160234019
 
 
Início: 2023-09-14
Inscrição Definitiva: 2023-10-25
Entrega da Tese: 2023-09-14
Defesa: 2023-11-15
 
Título da Tese: Analisar as representações e experiências das famílias acerca da relação família-escola na educação pré-escolar
Tema Definitivo: Analisar as representações e experiências das famílias acerca da relação família-escola na educação pré-escolar
Tema Provisório: Analisar as representações e experiências das famílias acerca da relação família-escola na educação pré-escolar
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Investigação na Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Está organizado em duas partes principais: a primeira é uma revisão crítica do percurso trilhado no decorrer das práticas de ensino supervisionadas, sublinhando as aprendizagens obtidas nos diversos contextos da prática profissional; a segunda parte focaliza-se na componente investigativa, tendo sido realizado um estudo sobre as representações e experiências das famílias acerca da relação família-escola na educação pré-escolar. A investigação, assente sobre uma abordagem qualitativa, não foi realizada no decorrer do estágio em contexto de Pré-Escolar, embora tenha sido nestes que surgiu o interesse de explorar esta temática. Todos os dados foram obtidos através da realização de entrevistas semiestruturadas, complementada com análise documental acerca do tema. Os resultados deste estudo vêm demonstrar que ainda existem algumas lacunas no que diz respeito à dinamização da relação entre a escola e a família, impondo-se muitas vezes barreiras difíceis de transpor. Constatou-se, no entanto, que estas barreiras não são percebidas pela maioria dos/as entrevistados/as enquanto tal, estando naturalizadas as modalidades convencionais de relação e envolvimento. A partir dos resultados, foram avançadas algumas estratégias para o estabelecimento de uma relação família-escola que promova o envolvimento e a participação.