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Tese de Educação Pré-Escolar

Intencionalidade pedagógica dos educadores na promoção da literatura para a infância

Aluno:Andreia Filipa da Conceição Peraboa Leite
Nº de Aluno: 170200006
 
 
Início: 2023-09-20
Inscrição Definitiva: 2023-10-25
Entrega da Tese: 2023-09-20
Defesa: 2023-12-29
 
Título da Tese: Intencionalidade pedagógica dos educadores na promoção da literatura para a infância
Tema Definitivo: Intencionalidade pedagógica dos educadores na promoção da literatura para a infância
Tema Provisório: Intencionalidade pedagógica dos educadores na promoção da literatura para a infância
Resumo: O presente relatório surge no enquadramento da minha prática supervisionada em contexto de creche e jardim de infância, no âmbito do mestrado em educação pré- -escolar, sendo o tema escolhido para a investigação intitulado ¿Intencionalidade pedagógica dos educadores na promoção da literatura para a infância¿. Assim, o principal objetivo deste estudo consistiu em verificar porque os educadores recorrem à Literatura para a Infância. Este tema surgiu no contexto de iniciação à prática profissional, quando percebi que as histórias eram um recurso bastante utilizado pelas educadoras, com o intuito de abordar temáticas ou, também, para entreter o grupo. Nestes momentos, apercebi-me, também, de que havia uma grande participação por parte das crianças, pois mostraram-se bastante atentas e curiosas enquanto ouviam as histórias. E, devido a esta curiosidade, alguns conceitos e/ou conteúdos eram discutidos mais facilmente. Desta forma, pareceu-me pertinente estudar o impacto que os livros podem ter quando são escolhidos com critérios para um determinado fim (intencionalidade pedagógica). Para tal, a investigação assume um cariz de natureza qualitativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas, observação direta e notas de campo. Teve como participantes do estudo sete educadoras de infância e um grupo de dezoito crianças. Através da análise de conteúdo das entrevistas realizadas e das observações no decorrer dos estágios, foi possível concluir que as educadoras incluem a literatura para a infância na rotina do grupo como forma de integrar as várias áreas de conteúdo de forma articulada e lúdica, sendo que deram maior enfâse ao domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita. Ainda foi possível concluir que as educadoras diversificam os materiais usados na promoção da Literatura para a Infância, o que contribui para estimular a curiosidade e interesse das crianças. Da mesma forma, aferiu-se que os benefícios indicados pelas entrevistadas, nos momentos de promoção da leitura literária para a infância são o enriquecimento da personalidade das crianças, o favorecimento de um ambiente envolvente, estabelecimento de relações entre experiências pessoais e as das personagens e o desenvolvimento da consciência linguística. Além de ser um momento bastante apreciado pelas crianças, promove a imaginação, a criatividade, a capacidade de atenção e a concentração. Revela-se também como uma estratégia de grupo, utilizada por algumas das entrevistadas. Além disso, ao longo dos estágios, foi possível observar que ao longo da contação, as crianças referiam algo relacionado com elas ou com alguém próximo, identificando-se com alguma personagem ou momento da história.