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Tese de Recursos Digitais em Educação

Contributos da Implementação de um Espaço Maker para o Desenvolvimento de Competências do PASEO

Aluno:Ana Filipa Cardoso de Almeida Chambel
Nº de Aluno: 200200024
 
 
Início: 2024-02-01
Inscrição Definitiva: 2024-02-01
Entrega da Tese: 2023-11-29
Defesa: 2024-04-05
 
Título da Tese: Contributos da Implementação de um Espaço Maker para o Desenvolvimento de Competências do PASEO
Tema Definitivo: Contributos da Implementação de um Espaço Maker para o Desenvolvimento de Competências do PASEO
Tema Provisório: Contributos da Implementação de um Espaço Maker para o Desenvolvimento de Competências do PASEO
Resumo: O presente estudo procura compreender a forma como os espaços maker poderão contribuir para o desenvolvimento de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). Para a concretização deste objetivo é apresentada a planificação e a implementação de um espaço maker no Agrupamento de Escolas de Sampaio (AES) em colaboração com a comunidade educativa. Esta implementação foi delineada de modo a responder aos requisitos estabelecidos pelos objetivos do Projeto Educativo do AES, pelas competências do PASEO e pelas necessidades diagnosticadas nos diversos documentos de avaliação externa do agrupamento. Enquanto projeto, a implementação deste espaço permitiu identificar e avaliar dificuldades da sua concretização e utilização bem como as suas vantagens para o desenvolvimento de atividades de ensino/aprendizagem; É apresentada uma revisão de literatura que contextualiza os pressupostos que estão subjacentes às dinâmicas promovidas por estes espaços, bem como as suas mais valias em contextos educativos. No segundo capítulo descreve-se o planeamento, a implementação e a avaliação do projeto, que contou com a participação de 10 docentes de diferentes áreas curriculares, para dar resposta à questão problema. Para além dos dados de ordem qualitativa, o estudo apoiou-se numa abordagem autoetnográfica da autora que assume o papel de observadora e participante do estudo. Os resultados mostram que os projetos desenvolvidos em espaços maker são promotores do desenvolvimento das competências de todas as áreas de conhecimento do PASEO. São identificados os obstáculos à implementação destes espaços, a referir os recursos materiais e humanos, o tempo dispensado para a planificação de atividades e as dificuldades ao nível da articulação curricular.