• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Mestrado > MRDE > Teses > Tese > Tese de Recursos Digitais em Educação
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Tese de Recursos Digitais em Educação

Implementação do Ecossistema TI-NspireTM STEM A influência nas aprendizagens dos alunos e na prática letiva docente

Aluno:Nuno Sérgio Infante de Passos Sousa
Nº de Aluno: 210200004
 
 
Início: 2024-02-01
Inscrição Definitiva: 2024-02-01
Entrega da Tese: 2024-01-25
Defesa: 2024-04-08
 
Título da Tese: Implementação do Ecossistema TI-NspireTM STEM A influência nas aprendizagens dos alunos e na prática letiva docente
Tema Definitivo: Implementação do Ecossistema TI-NspireTM STEM A influência nas aprendizagens dos alunos e na prática letiva docente
Tema Provisório: Implementação do Ecossistema TI-NspireTM STEMA influência nas aprendizagens dos alunos e na prática letiva docente
Resumo: O presente trabalho de projeto analisa a influência que a implementação do Ecossistema TI-NspireTM STEM pode ter nas aprendizagens dos alunos e na prática letiva docente. O estudo de caso foi realizado num Agrupamento TEIP, inserido na zona da Área Metropolitana de Lisboa, e no qual participaram 21 alunos, 13 raparigas e nove rapazes, inscritos numa turma do 11º ano de escolaridade, do Curso Ciências e Tecnologias, sem qualquer tipo de experiência na utilização de calculadoras gráficas e sensores em anos anteriores. Participaram neste projeto as disciplinas de Matemática A, Físico-Química A, Biologia e Geologia e respetivas quatro docentes, que implementaram as atividades com recurso ao referido Ecossistema TI-NspireTM STEM. Para analisar o impacto do projeto recorreu-se a uma metodologia mista, que incluiu a aplicação de um inquérito por questionário aos alunos, enquanto que às docentes foram realizadas entrevistas semiestrturadas. Os resultados sugerem que a introdução do Ecossistema TI-NspireTM CX, com suas ferramentas pedagógicas TI-Nspire¿ STEM, contribui positivamente para a melhoria das aprendizagens dos alunos, promovendo não apenas a compreensão do conteúdo e o desenvolvimento de competências, mas também o envolvimento e a motivação para aprender, assim como estimula práticas pedagógicas que cultivam a autonomia e o interesse dos alunos, promovendo uma reflexão estratégica sobre a melhoria e a continuidade das práticas educativas.